
O auditório Dr. Marcelo Viana, do Unifemm, foi sede do Encontro da Base Nacional Curricular de Minas Gerais na última sexta-feira, 17. O evento de grande importância educacional reuniu representantes dos seguintes municípios: Araçai, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Paraopeba, Pompéu, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas,
O encontro contou com a participação de secretários municipais, pedagogos, diretores e pessoas ligadas ao setor de educação de escolas estaduais, municipais e particulares, além de representantes da sociedade civil.A coordenação foi da Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas e a 36ª Superintendência Regional de Ensino. “Esse é o momento da construção do Currículo de Minas. É uma consulta pública para trazer a todos os profissionais da educação a esse importante debate”, destacou Rita Martins, Diretora do Departamento de Equipe Pedagógica de Sete Lagoas e uma das coordenadoras do Encontro.
Os organizadores acreditam que esse é o início do processo de diálogo e construção coletiva, além de uma visão ampla, abrangente, inclusiva e sistemática do Currículo do Ensino Infantil e Fundamental. O foco é a busca da garantia do processo democrático, pelo respeito mútuo entre os participantes, pela promoção da pluralidade de ideias, identidades e expressões, além do fortalecimento da articulação entre os entendes federados.Tem como foco a garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes de Minas Gerais.
Margarida Gonçalves dos Santos, diretora de Creche na cidade de Caetanópolis, falou sobre a importância do Encontro: “A Educação Infantil ganha um espaço maior. Precisamos estar conectados para termos mais informações de como trabalhar com as crianças, principalmente na faixa etária de 2 a 3 anos, como acontece nas creches”, analisou.
A secretária municipal de Educação de Papagaios, Dorotéia Rodrigues entende que “essa troca de experiências, vivencia o aprendizado e só enriquece os participantes como profissionais da educação”.Já Evanizia Aparecida dos Santos Ribeiro, especialista em Educação da cidade de Paraopeba, entende que esse debate se faz necessário, uma vez que, é por meio da base que o Estado de Minas está fazendo seu currículo. “Estamos tendo a oportunidade de dar nossa opinião para analisar o Currículo do Estado e trabalhar em unidade”, finalizou. O encontro em Sete Lagoas foi considerado altamente positivo.
Por Verônica Costa – Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

