
A vacina contra a dengue, chamada de Dengvaxia, aumenta o risco de hospitalização ou de dengue grave das pessoas que nunca tiveram contato com o vírus, quando infectados pela primeira vez. Por outro lado, sua eficiência é maior quando aplicada em pessoas que já apresentaram algum subtipo da doença.
Essas constatações, obtidas após cinco anos de monitoramento, levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a anunciar a alteração na bula da vacina.
Foram feitas três alterações na bula da vacina Dengvaxia. A primeira, no sentido de restringir o uso para “indivíduos soropositivos”, referindo-se àqueles que já tiveram dengue e moram em áreas endêmicas.
A segunda alteração inclui, no texto, uma definição mais clara para o que é considerado “área endêmica”: aquelas onde pelo menos 70% das pessoas ou ou mais já tiveram contato com o vírus.
Por fim, inclui a contraindicação de uso da vacina para indivíduos que nunca tiveram dengue (soronegativos).
“Para a aprovação destas alterações, a Anvisa considerou que a vacina é comprovadamente eficaz na prevenção de um novo episódio de dengue para pessoas que já tiveram alguma forma da doença. Outro fator decisivo é o fato da Dengvaxia ser a única vacina para dengue aprovada no Brasil, que sazonalmente sofre com epidemias da doença”, informou a Anvisa por meio de nota, ao afirmar que essas alterações estão de acordo com recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

