
Às vésperas do fim do novo prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, Sete Lagoas está próxima de alcançar a meta de vacinar 95% das crianças maiores de um e menores de cinco anos de idade.
O boletim divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde aponta que a média global de imunizados na cidade chegou aos 89,38%. Das 10.773 crianças na faixa etária para receber a vacina, 9.628 já foram vacinadas contra a Poliomielite e 9.629 contra o Sarampo.
Quando separadas por idade, o maior índice está entre as crianças com três anos, com 99,34% de alcance na campanha. Em seguida, com resultado bem próximo, estão as crianças com dois (89,86%) e quatro anos (89,91%). Entre as crianças que já completaram um ano de vida, apenas 77,99% foram vacinadas. “Fazemos um apelo aos pais para que aproveitem a última semana da Campanha e levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima para receber a vacina. O Sarampo já chegou a estados como Rio de Janeiro e São Paulo e não podemos colocar nossas crianças em risco”, adverte a superintendente de Vigilância Epidemiológica Sueli Lacerda.
Em Sete Lagoas, a vacina é oferecida em todas as 18 unidades de saúde que possuem sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mesmo as crianças que já estão com o cartão atualizado, devem tomar a dose de reforço contra as doenças. A medida se faz necessária em função da importação do vírus do Sarampo da Venezuela para o Brasil, trazido pelos imigrantes que deixaram o país vizinho para se refugiarem, principalmente no estado de Roraima. “Na região norte do país já foram registrados casos fatais da doença. Não podemos pensar que o Sarampo é a uma ameaça distante, e a vacina é a única forma segura de proteger nossas crianças contra essa doença”, reforça Sueli.
Ascom da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas
Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

