A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, dia 22 de setembro, o dia D da Campanha de Vacinação contra a Raiva com o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva animal através da vacinação de cães e gatos para prevenir a ocorrência da doença na cidade.
A meta estabelecida pelo setor de Vigilância Epidemiológica é imunizar 46.178 animais em todo o município. Cães e gatos a partir de 3 meses de idade devem ser imunizados. Animais que tenham entre 3 meses e 1 ano, ou que estão sendo vacinados pela primeira vez, deverão, dentro de 30 dias, tomar uma segunda dose.
Quem não vacinou seu cão ou gato ainda pode contar com o posto volante de vacinação que foi montado no CAT (Centro de Apoio ao Turista) e vai funcionar até sexta-feira, 29 de setembro, das 8h às 16h.
De acordo com Vanessa Bahia, médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, a vacinação é o único meio de prevenção contra a raiva, e somente após 21 dias da vacinação se verifica desenvolvimento de imunidade. “A vacinação é o único meio de prevenção contra a raiva em cães e gatos e ela deve ser feita a partir do terceiro mês de vida do animal, devendo ser reforçada anualmente. Por esse motivo, é importante manter a vacinação sempre em dia”, explica.
Até o fim desta semana a Secretaria de Saúde divulgará o balanço parcial do dia D de vacinação, que aconteceu no último sábado, dia 22 de setembro. Na zona rural, serão montados postos volantes, de 26 de setembro a 10 de outubro.
Por Carolina Mendes R. Valente – Ascom da Secretaria Municipal de Saúde
Mín. 12° Máx. 26°