
O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizou duas ações de sensibilização sobre cuidados com a saúde do trabalhador. As ações têm como objetivo melhorar a qualidade de vida no trabalho e reduzir a incidência de patologias ocupacionais.
Foram realizadas ações de sensibilização aos colaboradores do SAMU/SL (Serviço Móvel de Urgência de Sete Lagoas), e da empresa SMART Logística.
A sensibilização junto aos colaboradores do SAMU Sete Lagoas foi realizada na sede da unidade e abordou os cuidados que os trabalhadores devem ter com a saúde mental e com a alimentação. A ação foi coordenada pela psicóloga Camila Vasconcelos, que enfatizou durante a ação a importância da comunicação e da ética como fatores que podem contribuir na construção de boas relações de trabalho. “Os colaboradores do SAMU foram orientados quanto à importância em praticar a aceitação, o respeito mútuo e a fazer com que a empatia se torne rotina, tanto dentro do ambiente de trabalho como na vida pessoal”, explica Camilla.
A nutricionista do CEREST, Virgínia Pires participou da ação levando orientações sobre os cuidados com os alimentos e repassando dicas de alimentação saudável. O CEREST e o SAMU formalizaram uma parceria para oferecer acompanhamento individual nutricional aos colaboradores.
Outra ação realizada foi a capacitação sobre Ergonomia e Cuidados Posturais para os colaboradores da empresa SMART LOGÍSTICA. A capacitação, coordenada pela fisioterapeuta Luciene Pontello foi realizada na sala de reuniões da empresa, e teve como objetivo orientar os colaboradores sobre a importância de uma postura correta e conscientizar sobre os riscos ocupacionais. “A ergonomia é a busca da relação ideal entre as pessoas e o ambiente de trabalho, com um espaço perfeitamente adequado que garanta segurança, saúde e bem-estar. A ideia é prevenir acidentes e doenças, otimizar os processos, garantir a eficiência e melhorar a produtividade. A incidência de patologias ocupacionais vêm crescendo muito nos últimos anos atingindo os mais diversos tipos de trabalhadores, gerando, assim, a necessidade de orientações ergonômicas com uma proposta educativa e preventiva”, explica Luciene.
Por Sabrina Daniele Leite - Ascom da Secretaria Municipal de Saúde

SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas anuncia programação do Vacimóvel entre os dias 29 de junho e 3 de julho
SAÚDE SUS inicia projeto-piloto com canetas emagrecedoras para tratamento da obesidade
SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas é habilitado para ampliar cirurgias eletivas pelo SUS
ANVISA Anvisa mantém restrição apenas para lotes específicos de produtos da Ypê; medida segue válida e decisão foi divulgada nesta segunda-feira (22)
BELO HORIZONTE Dia D: Mobilização em 155 pontos garante quase 8 mil doses de vacinas na capital
ANVISA Anvisa determina recolhimento de antibiótico após identificação de fragmento de vidro e suspende lote de clindamicina por irregularidades
SETE LAGOAS Vacina contra chikungunya começa a ser aplicada em Sete Lagoas nesta terça-feira
SETE LAGOAS Sete Lagoas receberá médicos pelo programa Mais Médicos Especialistas para reforçar atendimentos no SUS
SETE LAGOAS Sete Lagoas sanciona lei para ampliar acesso ao DIU hormonal para mulheres com endometriose Mín. 14° Máx. 25°


