
Da 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas só restou saudades e o sabor de quero mais. Sucesso absoluto de público, atrações, lançamento de obras de autores consagrados e locais, muita arte e presença de jovens leitores - muitas crianças inclusive. A Prefeitura movimentou o cenário cultural como nunca antes na história da cidade. Com a presença de escolas da rede municipal, estadual e particular, nos cinco dias da semana dedicados à literatura – foi estimada a participação ativa de cerca de 20 mil pessoas no total.
Além de nomes consagrados pela mídia nacional, a 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas abriu espaço para sete-lagoanos apresentarem obras inéditas para o público. Márcio Vicente da Silveira Santos, Mariza da Conceição Pereira e Renato Alves foram alguns dos nomes que estiveram no complexo montado no Casarão e Praça Tiradentes. Escritores como Zeca Camargo, Fabrício Carpinejar (vencedor do Prêmio Jabuti), Cris Guerra e Evandro Affonso Ferreira, bicampeão do Prêmio Jabuti, também engrandeceram a Bienal que já faz parte da história cultural do município.
A Bienal do Livro saiu do papel graça aos esforços da administração do prefeito Leone Maciel. “Mesmo em um momento de dificuldades, decidimos bancar o evento, pois o futuro de nossa gente está na Educação e na Cultura. Planejamos uma Bienal para ficar na história e tenho certeza que este objetivo foi alcançado. Foram várias escolas envolvidas, milhares de visitantes e importantes nomes da literatura, a começar pelos artistas e escritores de nossa terra. Estou muito feliz com esta realização”, afirmou o prefeito.
Com grande oferta de livros e presença de importantes editoras, a Bienal do Livro contou com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia na Praça Tiradentes e Feirinha do Centro, cultura, negócios e muita diversão. O evento foi uma realização da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, e instituído a partir de uma proposta apresentada do Legislativo pelo vereador Cláudio Nacif Caramelo.
Por Renato Alexandre – Fotos: Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 28°
