
O mercado brasileiro de educação estrangeira cresceu 23% em 2017 em relação ao ano anterior e, pela primeira vez, ultrapassou 302 mil estudantes no exterior. Essa é a conclusão da pesquisa Selo Belta, divulgada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, em abril deste ano.
“A instabilidade política e econômica do Brasil dos últimos três anos incentivou ainda mais a migração. A opção por estudar no exterior acaba sendo o motivo mais comum para a permissão da entrada de migrantes em outros países. As facilidades de um mundo globalizado também contribuem para o aumento do número de intercâmbios,” explica Caroline Cordeiro, professora de Relações Internacionais do Centro Universitário Internacional Uninter.
O levantamento apontou ainda que entre os destinos mais procurados, um a cada quatro estudantes viajaram para o Canadá (23%). O país é seguido pelos Estados Unidos (21,6%), Reino Unido (10,2%), Nova Zelândia (6,9%) e Irlanda (6,5%). Ao todo, 39 destinos apareceram como opções dos brasileiros. “O desejo de aprofundar o conhecimento do inglês – já que esses cinco países têm a língua inglesa como oficial – aliado ao fato de serem regiões que já têm experiência com a migração de brasileiros, é possível encontrar mais informações e dicas”, comenta.
Embora o inglês e o espanhol apareçam como as línguas mais procuradas, a pesquisa revelou uma maior desconcentração de mercado. Idiomas como alemão, francês, italiano, e até mesmo japonês e mandarim, ganharam participação. “Demonstrar habilidade em outros idiomas pode ser um diferencial no mercado de trabalho, bem como durante uma negociação internacional”, avalia.
Normalmente, a procura se concentra entre as dez maiores universidades, que incluem Harvard e Cambridge. Porém, há outras instituições de ensino, como as community colleges, que podem acolher estudantes estrangeiros por preços mais acessíveis. Há também países que não são tão procurados como, por exemplo, Cingapura e Coreia do Sul.
“Certamente uma experiência no exterior destacará o currículo e abrirá portas no mundo corporativo. Mas antes de iniciar a aventura é necessário verificar as regras e lembrar que o diploma precisa ser validado aqui no Brasil, pois em cada país existe um procedimento diferente”, destaca Caroline.
Por Telma Razera | Pg1 Comunicação
CONSCIENTIZAÇÃO SAAE promove semana especial com ações pelo Dia Mundial da Água em Sete Lagoas
CULTURA DA PAZ Sete Lagoas aprova lei voltada à promoção da cultura de paz e combate ao discurso de ódio nas escolas
Evento Cultural Sesc Sete Lagoas promove evento gratuito “Sesc Movimenta” com oficinas, dança e atividades culturais
Meio Ambiente Gruta Rei do Mato recebe VI Seminário Águas no Carste em Sete Lagoas
Educação Sete Lagoas reabre processo seletivo para instrutores do Escola em Tempo Integral
Prudente de Moraes Alunos da rede Municipal de Prudente de Morais estão recebendo material escolar gratuito
Sete Lagaos Inscrições abertas para cursos preparatórios do IFTM em Sete Lagoas com bolsa de R$ 200
Cursos Senac Senac oferece cursos gratuitos de confeitaria e pizzas em Sete Lagoas
Destaque nacional Afya Sete Lagoas alcança o 1º lugar em indicadores estratégicos entre mais de 30 unidades do grupo no país Mín. ° Máx. °


