
Nos meses de setembro e outubro foram realizados dois encontros do Fórum Perinatal de Sete Lagoas e Municípios Vizinhos. Os encontros aconteceram na casa da cultura, e contaram com a participação de diversos profissionais da área da saúde.
No encontro do mês de Setembro, estiveram presentes médicos generalistas, ginecologistas e obstetras, enfermeiros e profissionais do NASF da Atenção Primária de Sete Lagoas e Municípios Vizinhos e, ainda profissionais da Maternidade do HNSG, totalizando aproximadamente 130 participantes.
O tema abordado nesta edição do fórum foi Análise de dados dos Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal: Comitê Regional e Municipal de Sete Lagoas. O fórum foi ministrado por Gabriela França, Enfermeira da Superintendência Regional de Saúde e Terezinha Gomide, Enfermeira da Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas. Durante o encontro foram discutidas e alinhadas várias ações a fim de prevenir novos óbitos evitáveis, intercorrências gestacionais, internações e procedimentos de alto custo, buscando a melhoria da Assistência à gestação, parto e RN, Fluxo de pacientes e de informações e Análise do Comitê.
Já no encontro do mês de Outubro aproximadamente 86 profissionais participaram. O tema abordado foi o Pré-Natal do Parceiro, e contou com o relato de experiência da UBS Cidade de Deus e ESF Dona Silvia. O fórum foi ministrado pela Enfermeira da Superintendência Regional de Saúde Sione Dias e a Enfermeira da ESF Cidade de Deus II, Milene Rodrigues. No encontro os participantes puderam observar as ações na prática através de fotos e explicações pertinentes.
"Na medida em que vamos discutindo os assuntos nos Fóruns, um tema puxa outro e a discussão fica cada vez enriquecida, a Coordenadoria da Atenção Primária e o Grupo Condutor da Rede Cegonha estão muito satisfeitos com a grande participação dos profissionais neste projeto", explica Nathália Trombini, que é Gerente da Regional Lagoa Paulino e Membro do Grupo Condutor da Rede cegonha e Comitê de óbito materno, fetal e infantil de Sete Lagoas.
Por Sabrina Daniele Leite – Ascom da Secretaria Municipal de Saúde

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

