
Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano devem ficar atentos aos prazos estipulados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, também, à rotina de estudos. As inscrições encerram-se na sexta-feira (17), e as provas serão aplicadas nos dois primeiros fins de semana de novembro (03 e 10).
E mesmo faltando seis meses para o exame, já é hora de montar o plano de estudos para garantir uma boa nota no Enem. De acordo com o professor e diretor do Elite Rede de Ensino, Judson Bernardino, o candidato deve começar a rotina de estudos desde já. Conforme ele, a regularidade, um bom planejamento, a disciplina e o foco nos estudos são primordiais para os alunos conquistarem as almejadas aprovações.
Confira abaixo 13 dicas para se dar bem no Enem:
- Rotina: é muito importante a construção de um planejamento de estudos personalizado para conseguir um equilíbrio entre a preparação e as demandas sociais do aluno;
- Estabeleça metas de estudo e se mantenha fiel a elas;
- Tire um dia na semana para descansar;
- Faça muitas provas anteriores;
- Siga sempre as estratégias de resolução de provas que foram desenvolvidas ao longo dos simulados;
- Garanta as questões fáceis e deixe as mais difíceis por último, isso aumenta as chances de acertos;
- O chute, às vezes, é inevitável, sendo assim chute as questões mais difíceis e que possivelmente já iria errar;
- Tenha uma boa gestão de tempo da prova;
- Estude atualidades;
- Exerça a autoconfiança.
- Um fator determinante que deve ser levado em consideração é entender que as questões são interdisciplinares e contextualizadas. Com isso, pode ser que em uma mesma questão seja exigido o conhecimento em mais de uma área. A interdisciplinaridade no Enem pode ser definida como a parte que exige cruzamento de informações de matérias diferentes. Para entender como funciona, os alunos são orientados a fazerem as provas anteriores do Enem.
- Existe uma tendência da prova de 2019 vir mais conteudista, com perguntas mais diretas, não muito diferente de vestibulares mais tradicionais;
- Exercite a redação e faça ao menos uma por semana.
Fonte: Judson Bernardino, professor e diretor do Elite Rede de Ensino

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

