O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a distribuição de 419 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Do total de veículos, 298 são para renovação de frota e 121 ambulâncias para implantação do serviço em 66 municípios espalhados pelo país.
Em Minas Gerais, apenas dois municípios vão receber as novas ambulâncias. A cidade de Sete Lagoas ganhará um novo veículo e Poços de Caldas, no Sul do Estado, receberá três.
As ambulâncias são para renovação da frota e, de acordo com o Ministério da Saúde, no Estado nenhum município foi beneficiado com a expansão do atendimento.
Conforme a pasta, a expectativa é trocar toda a frota com mais de cinco anos de uso até o fim do ano.
Doação
As ambulâncias doadas serão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Antes da entrega, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União.
O Samu 192 funciona 24h por dia para socorrer e encaminhar os pacientes em urgência e emergência. O acionamento é feito pelo número 192, que não tem custo. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.
Mín. 12° Máx. 25°