
Desconforto, incômodo ou mesmo dores nos olhos normalmente são imediatamente relacionados a complicações simples, como uma conjuntivite, por exemplo. No entanto, todo e qualquer problema na região deve ser investigado, já que diversas doenças podem causar sintomas nos olhos e pouca gente sabe.
A taxa elevada de açúcar no sangue, característica da doença, afeta os globos oculares e causa danos aos olhos. O surgimento de pontinhos pretos na visão pode ser apenas uma das complicações causadas pelo diabetes que, se não tratado, pode até provocar cegueira irreversível.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa transmitida por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que se hospeda no gato doméstico e, por isso, pode ser excretado em suas fezes. Em alguns casos, pode afetar os olhos, causando a toxoplasmose, cujos sintomas são: visão turva ou embaçada, fotofobia, dor nos olhos, além de irritação e vermelhidão nos olhos.
Ardência, queimação, ressecamento, sensação de corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento excessivo dos olhos podem ser sinais de artrite reumatoide, doença inflamatória crônica que afeta as articulações, tecidos e também pode prejudicar alguns órgãos, como os olhos.
A presença de uma lesão nos olhos que cria uma espécie de arco esbranquiçado ao redor da córnea pode ser um dos sintomas de hipercolesterolemia genética, doença hereditária que impede o fígado de metabolizar adequadamente o colesterol, de modo a aumentar seus níveis e expor o indivíduo a riscos de diversas doenças.
Clamídia, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, ao contrário do que muita gente imagina, não afetam somente a região genital. Boca e olhos, além de outras partes do corpo, também podem ser atacadas e apresentar variados sintomas, dependendo do tipo de IST.
A inflamação nos olhos é apenas um dos vários sintomas que podem apresentar uma pessoa que sofre de Doenças Inflamatórias Intestinais, um grupo de condições que podem causar, além do sinal ocular, problemas como: dor abdominal, febre, diarreia, constipação e presença de sangue ou muco nas fezes.
A condição normalmente ocorre por excessos na alimentação, que sobrecarregam o órgão, além de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso exagerado de determinados medicamentos, sedentarismo e outras condições mais sérias de saúde. Os sintomas comuns de intoxicação do fígado são: olhos amarelados, dor na região superior da barriga, náuseas, dores de cabeça, entre outros.
Dor ao movimentar os olhos, mal-estar, desconfortos musculares e falta de apetite são apenas alguns dos sintomas de dengue que poucos associam à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da dengue é um arbovírus, ou seja, é um tipo transmitido por picadas de insetos e, neste caso, o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 15° Máx. 28°

