
O maior festival de dança do mundo, realizado em Joinville (SC) entre os dias 16 e 27 de julho, mostrou ao Brasil o potencial artístico da nossa região. O Expressar, de Sete Lagoas, e a Cia Jovem, de Paraopeba, conquistaram os primeiros lugares no concurso, respectivamente, nas categorias Dança Contemporânea Infantil e Dança Contemporânea Sênior.
Marcela Oliveira, Lara Thomas, Mariana Gonçalves, Maria Eduarda de Lúcio, Helena Rosa, Isabela Calazans, Maitê Vasconcelos e Iasmine Barbosa, com idades que variam entre 9 e 12 anos, brilharam tanto no palco da cidade catarinense que também foram indicadas como melhor grupo do Festival Meia Ponta.
A utilização adequada de um bem natural que pode acabar um dia, a água, foi a principal mensagem da coreografia Tchibum, do grupo sete-lagoano. No ano passado, o Expressar conquistou o segundo lugar na mostra competitiva infantil Meia Ponta no conjunto contemporâneo com nota máxima de dois dos três jurados. Já em 2017, o prêmio foi com a coreografia De cair o queixo, em que o grupo também trouxe para Sete Lagoas o segundo lugar na categoria Meia Ponta.
“Esse foi o terceiro ano consecutivo que fomos selecionados para disputar em Joinville. A felicidade é muito grande. Temos mostrado ao país e ao mundo o potencial artístico de nossa região. Conquistamos o primeiro lugar no Festival Meia Ponta de Joinville e quero muito parabenizar a Cia Jovem de Paraopeba que também conquistou o primeiro lugar, na categoria Sênior”, comemora Jane Paulino, coreógrafa e diretora do Expressar.
Com tema que fez homenagem às vítimas de Brumadinho, a Cia Jovem de Paraopeba se apresentou com a dança Efeito Cascata no dia em que a tragédia completou seis meses. As duas coreografias da região vencedoras em Joinville são de Alan Keller. Segundo o Guinness Book, o Festival de Joinville é o maior do mundo. Participantes de todo o país e até mesmo do exterior viajam a Santa Catarina para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos que se espalham pela cidade.

Credenciamento Prefeitura reabre credenciamento de artistas para programação cultural de 2026 em Pedro Leopoldo
Pré-carnaval 2026 Maior pré-Carnaval de Minas, 7Folia tem início neste sábado em Sete Lagoas com É o Tchan
Pré-carnaval 2026 Pré-carnaval 2026 de Sete Lagoas tem programação oficial divulgada Mín. 17° Máx. 23°

