Quinta, 19 de Junho de 2025
15°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Volta ao crédito

Índice de consumidores que saíram da inadimplência cresceu 4,15% em 12 meses

ndice de consumidores que saíram da inadimplência cresceu 4,15% em 12 meses

17/10/2019 às 14h45
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia
Compartilhe:
Jéssica Fagundes e Iasmyn Carvalho fazem de tudo para deixar as contas em dia e não figurar na lista de maus pagadores - Foto: Maurício Vieira
Jéssica Fagundes e Iasmyn Carvalho fazem de tudo para deixar as contas em dia e não figurar na lista de maus pagadores - Foto: Maurício Vieira

Às vésperas do início da temporada de compras para as festas de fim de ano, duas boas notícias para o varejo da capital mineira: um indicador que mede a recuperação de crédito na cidade cresceu pelo quarto mês consecutivo e outro, que apura o volume de dívidas quitadas, subiu pela segunda vez seguida. 

Ambas estatísticas são elaboradas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). O primeiro indicador informa o percentual de consumidores que retiraram o nome do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). 

Ele leva em conta o acumulado de 12 meses e, no período encerrado em agosto passado, obteve alta de 4,15%.
O avanço, mesmo quando pequeno, representa o retorno da oferta de crédito a uma parcela de consumidores que estava na lista dos maus pagadores, impossibilitados de compras a prazo.

O resultado fica ainda mais satisfatório para os lojistas em razão de o crescimento manter a tendência de alta após 10 edições no vermelho, de maio de 2018 a abril de 2019.

O percentual de aumento do indicador que apura o volume de dívidas quitadas também é baixo (0,14%), mas, da mesma forma que o outro, significa alívio para comerciantes. Neste caso, é o segundo aumento consecutivo, após 12 edições negativas, de maio de 2018 a junho de 2019.

O presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, atribuiu as melhoras dos indicadores econômicos à combinação de fatores como o recuo do desemprego, a redução da taxa juro básica no país (Selic) e a desaceleração da inflação.

“A taxa de juros no menor patamar da série histórica (ficou em 5,5% em agosto passado), atrelada a redução da inflação (3,42% no acumulado de setembro de 2018 a agosto de 2019), tem colaborado para que os consumidores consigam renegociar e quitar os seus débitos em melhores condições. Assim, eles saem do cadastro de devedores e voltam para o mercado de crédito e consumo”, explicou o executivo.

Embora a economia do Brasil venha apresentando recuperação bem aquém do que era esperado para 2019, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) sendo revisado pelo Banco Central de 2,5% para 0,81%, a CDL-BH avalia que o país atravessa um ambiente melhor do que em outros anos. 

Segundo a entidade, “a expectativa é que com a queda da taxa de desemprego e o aumento da renda, as famílias tenham uma situação financeira mais favorável, que permita um crescimento maior deste indicador”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

Sex 26°C 12°C
Sáb 27°C 13°C
Dom 29°C 14°C
Seg 30°C 14°C
Ter 28°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio