
Celebrado nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra é importante para levantar na sociedade brasileira debates fundamentais para trilhar caminhos em nome de uma igualdade racial. Uma questão importante é como conversar sobre racismo com as crianças.
Elisama Santos, que tem um canal sobre educação não violenta, explica que não há fórmula pronta para lidar sobre o assunto com os filhos. Falar das origens históricas do preconceito e mostrar a importância da luta contra o racismo são caminhos possíveis. Mas antes mesmo de abordar a temática com as crianças, é importante que os próprios adultos enxerguem as muitas maneiras com que o racismo se manifesta socialmente.
Confira o vídeo em que ela trata do assunto:
Outra opção é apresentar para as crianças a leitura do livro infantil “MaríLia – a menina que não sabia que era preta” (Editora Soul), da escritora Chris Donizete. A obra que narra a história de uma garota negra de 7 anos que se depara com situações reveladoras do racismo institucional.
Por meio de um texto em rimas, a obra coloca em pauta os “pré-conceitos” que compõem nossa sociedade acerca do que é certo e do que é errado, do bonito e do feio, das diferenças culturais e raciais, além de destacar a importância da família na modificação deste cenário. O livro tem 44 páginas e preço médio de R$ 39,90.

Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 27°
