
Cerca de mil famílias acordaram assustadas com água e barro invadindo suas casas nos pontos mais baixos de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte, no início da madrugada desta sexta-feira (24). Ainda não há o número confirmado de moradores desalojados e retirados de suas casas às pressas pela prefeitura do município.
A situação é tão preocupante na cidade invadida pelas águas do rio das Velhas ao longo de toda a noite que foi decretada, agora pela manhã, calamidade pública. De acordo com relatos, as pessoas retiraram de seus imóveis alguns objetos pessoais e eletrodomésticos que conseguiram carregar. No entanto, pouco sobrou. Nesta manhã, famílias são realocadas temporariamente pelos órgãos municipais.
Chove ininterruptamente em Raposos desde o início da manhã de quinta-feira (23). Sem trégua, o volume de água do rio das Velhas subiu ao longo de todo o dia e, na madrugada, transbordou para fora das margens e invadiu as casas mais próximas à beira. Residências do bairro Várzea do Sítio são as que estão em situação pior, neste determinado ponto do município, todas as 300 famílias precisaram ser evacuadas.
"A chuva começou ontem de manhã (quinta-feira) e até agora não parou. Começou (o rio a invadir as casas) era 1h30 da manhã, quando a população começou a sair de casa e tirar todos os móveis. A situação é pior no bairro Várzea do Sítio, todas as casas do bairro ficaram alagadas", reforça o enfermeiro Caio Guilherme, 25.
Além do bairro citado, as regiões do Barracão Amarelo, Matadouro, Ponte de Ferro e Centro também acabaram intensamente atingidas pelas inundações.
Não bastassem as tragédias nesta parte da cidade, também há registros de deslizamento de terra nos bairros localizados à região mais alta do município. A única ponte da cidade está parcialmente interditada pela Defesa Civil de Raposos, posto que a qualquer momento a estrutura pode ser invadida pelo rio. Imagens registradas por moradores mostram que a bacia hídrica está a poucos centímetros de atingir a base da ponte.
Diante da situação, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão cadastrando todas as famílias atingidas e desalojadas. Moradores que precisaram sair às pressas de suas casas estão sendo encaminhados para escolas próximas ou para a casa de familiares que possam abrigá-los temporariamente.

CORINTO Casal morre após carro sair da pista e bater contra talude na MGC-135, em Corinto
SANTANA DE PIRAPAMA Candidatos de concurso cancelado em Santana de Pirapama têm até 9 de outubro para solicitar reembolso
TEMPO Primavera começa nesta terça-feira (22), com calor de até 33°C e chance de temporais em Minas
ACIDENTE GRAVE ATUALIZAÇÃO: Idoso de 78 anos morre em grave acidente entre carro e carreta na MG-238
SETE LAGOAS Pastor Cláudio Duarte e cantor Jonas Vilar participam de noite especial em Sete Lagoas no dia 29
SETE LAGOAS Rádio Câmara Sete Lagoas sediará gravação especial do programa “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira (23)
ACIDENTE GRAVE Tragédia na MG-238: Grave acidente deixa vítima fatal no trecho entre Jequitibá e Sete Lagoas
ELEIÇÕES 2026 Minas Gerais não terá Lei Seca nas eleições de 2026; venda de bebidas será permitida
SETE LAGOAS Sete Lagoas terá segunda-feira de calor, com máxima de 31°C e céu parcialmente nublado Mín. 19° Máx. 31°

