Foi confirmado pelo Ministério da Saúde o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Minas Gerais. De acordo com a plataforma da pasta, agora são 25 casos verificados no Brasil, cinco novos neste domingo (8): três em São Paulo, um em Alagoas e um em Minas.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas, a doença foi diagnosticada em uma mulher de 47 anos, moradora de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. A paciente esteve na Itália, de onde retornou para Belo Horizonte na última segunda-feira (2). No momento, ela apresenta sintomas leves (coriza, mialgia e sensação de mal-estar) e encontra-se em isolamento domiciliar.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada do caso pelo Laboratório Hermes Pardini, na última sexta-feira (6). A coleta para análise foi realizada em domicílio, na quinta-feira (5), na residência da paciente e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz, que homologou o resultado neste domingo.
Com os novos casos, São Paulo soma 16 confirmações do Covid-19. Minas e Alagoas registram o primeiro caso positivo cada. O paciente de Alagoas é um homem de 42 anos que também voltou de viagem da Itália.
No novo balanço, o país possui 664 casos suspeitos. A maioria deles em São Paulo (176), Minas Gerais (122) e Rio de Janeiro (110). Outros 632 foram descartados. Apenas o Maranhão não teve nenhum registro de suspeita da doença até agora.
No mundo, já são 109.032 casos, com 3.792 mortes em 99 países e territórios.
Mín. 17° Máx. 24°