Termina na próxima sexta-feira, 13, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Quem ainda não recebeu a dosagem deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima. O público-alvo desta fase deve possuir entre 20 e 29 anos de idade.
De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo divulgado pelo Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a segunda dose, necessária para a proteção.
Em 2019, foram confirmados 135 casos em todo o estado de Minas Gerais, sendo apenas um caso em Sete Lagoas, um mérito da equipe de epidemiologia municipal, uma vez que tal resultado se deve à imunização da população, por meio da atualização vacinal. De acordo com a superintendente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sueli Barbosa Lacerda, do dia 10 de fevereiro a 6 de março foram aplicadas 1.410 doses da vacina. "Os postos de saúde continuarão atuando na atualização do cartão vacinal, mesmo após o término da campanha", salienta.
Os endereços de cada unidade de saúde podem ser consultados no site da Prefeitura de Sete Lagoas www.setelagoas.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3779-7000.
Unidades de Saúde com salas de vacinação em Sete Lagoas (8h às 17h):
CS Várzea
CS Santo Antônio
CS Santa Luzia
CS Manoa
CS Orozimbo Macedo
CS Progresso
CS São João
CS Montreal
UBS Belo Vale
UBS Luxemburgo
UBS Cidade de Deus
ESF Alvorada
ESF Esperança
ESF Catarina
ESF CDI
ESF Eldorado
ESF Fazenda Velha
ESF Barreiro
Mín. 14° Máx. 27°