O governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência na saúde pública do Estado por conta do surto de coronavírus. Com o decreto, o Estado prevê a realização compulsória de exames médicos, testes, coletas de amostras, vacinação e tratamentos específicos em pacientes com a suspeita da doença.
O decreto foi editado nessa quinta-feira (12) e publicado no Diário Oficial na manhã desta sexta (13). Segundo dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), até o momento, são 289 suspeitas da doença em Minas e dois casos já confirmados no Estado.
Zema também determinou a criação do Coes-Minas (Centro de Operações de Emergência em Saúde –– COVID-19), que será coordenado pela SES-MG, para monitorar a situação da doença no Estado.
O decreto também dispensa a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do Coronavírus.
Reprodução/Jornal Minas Gerais
Nessa quarta (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus para pandemia. A informação foi dada pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom. O anúncio surge quando há mais de 115 países com casos declarados de infeção.
Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.
A questão da gravidade da doença não entra na definição da OMS de pandemia que leva em consideração apenas a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado.
Ao caracterizar o Covid-19 como uma pandemia, Tedros Adhanom afirmou que o termo não deve ser usado de forma leviana. “Pandemia não é uma palavra a ser usada de forma leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, declarou.
Com Agência Brasil
Mín. 13° Máx. 26°