
Em reunião emergencial realizada na manhã deste domingo, 15, no gabinete do prefeito Duílio de Castro, parte do secretariado e do Comitê de Operações Especiais da Saúde se reuniu para discutir ações emergenciais a serem adotadas com o objetivo de evitar a propagação do novo Coronavírus no município.
“Nos reunimos em vídeoconferência, no último dia 13, realizada pelo Ministério da Saúde com a Organização Panamericana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde. Também participaram as sociedades brasileiras de Pneumologia, Infectologia, Tisiologia, Obstetrícia, Pediatria, Medicina Intensiva e membros da Fiocruz. A recomendação foi a de que antecipássemos ações no sentido de diminuir a viralização inicial, permitindo menores consequências”, afirma o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta.
Entre as recomendações do Ministério da Saúde, estão o cancelamento ou adiamento de grandes eventos, sejam eles governamentais, esportivos, culturais, religiosos ou políticos, além da suspensão temporária das aulas e do turismo. Diante disso, a Prefeitura de Sete Lagoas criou uma comissão especial para acompanhar e criar ações de mitigação do vírus no município.
Entre as primeiras ações, foram definidos protocolos de atendimento para encaminhamento dos casos suspeitos, a antecipação das férias na rede pública de ensino de 17 a 31 de março, a flexibilização da carga horária na Secretaria Municipal de Educação e uma ampla campanha de conscientização da população para que, na medida do possível, mantenha o público de risco (idosos e pessoas com doenças auto-imunes) em isolamento domiciliar. Um decreto será publicado nesta segunda-feira, 16, detalhando todas as medidas a serem adotadas, resguardando a segurança da população e dos agentes de saúde e estabelecendo critérios e procedimentos para lidar com os casos suspeitos da doença.
De acordo com o secretário, todas as medidas são fruto do aprendizado de outros países. “A China foi o primeiro país a identificar a doença e demoraram para entubar os pacientes. Já a Itália evitou restringir aglomerações e pagou caro por isso. Estamos em um momento em que já deixou de ser uma transmissão só de quem vem de fora. Já temos a contaminação local e acreditamos que o pico epidemiológico deve ocorrer em 45 dias”, prevê Flávio Pimenta.
Entre as recomendações à população, além da etiqueta respiratória (uso de máscaras em locais de muita aglomeração, inclusive para os agentes de saúde; apoiar o rosto no braço ao tossir ou espirrar; lavar as mãos com frequência; usar álcool-gel e evitar contatos físicos ao cumprimentar), estão o isolamento domiciliar de sete dias para quem chega de viagem internacional, independentemente do país, e também àqueles que tiveram algum contato físico com um caso suspeito. “Em 80% dos casos as pessoas saem curadas, e os outros 20% vão sofrer gravidade, necessitando de internação. Destes, 5% vão precisar de ventilação mecânica e a rede pública não tem esta estrutura, já que também lida com outras enfermidades, como dengue e outras doenças”, explica o secretário.
Flávio Pimenta lembra, porém, que não é necessário procurar uma unidade de saúde em caso de resfriado. “Só quem tem febre alta a partir de 38,3º, acompanhada de pelo menos um dos sintomas, como tosse, dores no corpo e dificuldade respiratória, deve suspeitar de contaminação por Coronavírus”, reforça. Como alguns dos sintomas levam até três dias para aparecer, nesse período o paciente pode contaminar os outros ,daí a importância do isolamento domiciliar. Já o aleitamento materno não transmite o vírus. “A coleta de muco nasal é feita na casa do suspeito e enviada à Funed, em Belo Horizonte, que informa o resultado. Uma amostra pode ser enviada à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para a contra-prova”, completa o secretário.
Até o momento Sete Lagoas contabiliza oito casos suspeitos e um descartado. Nesse fim de semana, dois novos casos surgiram na UPA 24 Horas. A divulgação dos resultados dos exames para os casos suspeitos pode levar até uma semana. Diariamente o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde divulgam os últimos números do Coronavírus. A Prefeitura de Sete Lagoas também pretende divulgar as últimas informações frequentemente, por meio de seus canais oficiais (site e redes sociais).
“Tivemos que tomar estas medidas de forma a nos antecipar contra a propagação da doença. Contamos também com a conscientização da população para, juntos, reduzirmos as possibilidades de propagação. É Sete Lagoas contra o Coronavírus”, finalizou o prefeito Duílio de Castro, logo após a reunião. Uma coletiva de imprensa foi marcada para esta segunda-feira, às 14h, no gabinete do prefeito, para que as medidas possam ser amplamente divulgadas.

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 21° Máx. 34°


