Quarta, 14 de Maio de 2025
23°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Associações de Médicos e Servidores Públicos do IPSEMG denunciam descaso da administração frente à pandemia do Coronavírus

21/03/2020 às 11h17 Atualizada em 21/03/2020 às 11h27
Por: Redação Fonte: APSIPSEMG / AME IPSEMG
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A APSIPSEMG, formada por servidores/trabalhadores públicos dispostos a enfrentar o desafio de manter acesa a chama da luta a favor do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) enquanto gestor da Seguridade Social dos servidores públicos mineiros, divulgou comunicado cobrando postura adequada da presidência do Instituto e das chefias de unidade, frente à crise sanitária do Coronavírus.

A APSIPSEMG enviou documento assinado pela vice-presidente Marília Maia, após canais de comunicação, como telefone, terem sido cortados pelos administradores da Autarquia, o qual segue abaixo:

“Senhor Presidente,

Tendo em vista a grave situação a nível mundial da COVID-19, após contato com sua secretária dia 19/03/2020, foi informado a esta associação, que providências seriam tomadas ainda naquele dia, o que não ocorreu, e agravou-se em função do isolamento do seu gabinete que não responde ligações telefônicas, em situação onde direção e entidades precisam se comunicar para busca das soluções que afligem a todos.

Após várias determinações decretos emitidos pelo então Ministro da Saúde, Secretário de Saúde estadual, governadores e prefeitos, solicitamos da direção desta autarquia mais agilidade e comprometimento nas soluções e procedimentos efetivos no sentido de resguardar os profissionais de saúde/administrativos lotados no Centro de Especialidades Médicas, Odontológico e Agências Regionais representativas desta entidade.

Solicitamos ainda, enquanto entidade representativa legalmente constituída, sermos informados das decisões e ações tomadas por esta presidência referente a pandemia de Coronavírus.”

A Associação dos Médicos

Também a Associação dos Médicos do IPSEMG (AME IPSEMG) divulgou documento assinado pelo presidente Marcos Antônio Salum, denunciando o descaso da administração e propondo providências para a pandemia de Coronavírus, segundo a Associação, não acatada pela direção do IPSEMG.

Veja abaixo alguns trechos do documento:

(...) "Os médicos do IPSEMG, diretamente envolvidos na batalha ora instaurada, precisam de condições adequadas de trabalho, com garantias mínimas de segurança no atendimento aos pacientes suspeitos, bem como recursos humanos e materiais para que tal atendimento seja digno do usuário do IPSEMG, o que atualmente não ocorre.

Do contrario, inevitavelmente:

1 - seremos nós médicos os infectados

2 - os pacientes em atendimento, cujas mortes poderiam ser evitadas, aumentaram a contagem de óbitos na região metropolitana de Belo Horizonte.

3 - o ciclo somente se agravará pois, quanto mais médicos infectados, menos profissionais disponíveis para atendimento à população infectada."

(...) Está mais que comprovada a grande importância do hospital do IPSEMG e do seu corpo clínico para a população que dele depende, frente a grave crise do corona vírus. Ao invés de desativar o hospital, o que queremos e devemos, é ativa-lo cada vez mais.

(...) "Nós médicos do hospital do IPSEMG estamos cada vez mais preocupados com o grande retardo da reação e com falhas no plano de contingenciamento, ou seja, nenhuma resposta efetiva dos dirigentes, frente a esta pandemia até os dias atuais.""

"Eu como presidente da associação de médicos do IPSEMG, todos muito preocupados com esta falta de reação da direção do IPSEMG, solicitei uma reunião em caráter de urgência com o presidente do IPSEMG. Já que não tive êxito"(...)

(A associação dos médicos só conseguiu falar com o presidente do IPSEMG, comparecendo em uma reunião que não foram chamados com o diretor do hospital)

(...) " abaixo, esta associação lista as medidas URGENTES que devem ser adotadas para a devida e eficaz continuidade dos trabalhos dos médicos do IPSEMG no combate à pandemia do COVID19.(...)

1 - Abertura imediata da UTI interditada - espaço para 16 (dezesseis leito UTI).

2 - Aquisição de 10 ventiladores mecânicos.

3 - Ampliação imediata do teto de GPMO da equipe médica para que os médicos possam dobrar a escala de trabalho e substituir as baixas decorrentes de contágio durante o exercício da profissão dentro do HGIP.

4 - Contratação da equipe extra de fisioterapia, enfermagem e técnicos de enfermagem. Criação de um sistema de remuneração justo para horas extras que serão necessárias para cobertura da jornada adicional e cobertura de colegas licenciados pela CODIV19.

5 - "Aquisição de dois ecocardiógrafos que já estão com o processo de compra em andamento.(...)

(segue uma longa lista de equipamentos, força de trabalho e providencias que deveriam ser tomadas pela presidência do IPSEMG)

(...) "cumpre frisar, NOVAMENTE, que a ausência de adoção das medidas acima ira comprometer significativamente o sucesso no combate ao CODIV19.(...)”

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 16h08 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 24°

Qui 24°C 12°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 25°C 13°C
Dom 25°C 12°C
Seg 25°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio