Quarta, 14 de Maio de 2025
24°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Xampu e detergente: veja alternativas de prevenção na falta do álcool em gel

Com a escassez do produto, saiba algumas medidas que podem ser tomadas para se prevenir contra o coronavírus ao sair de casa

24/03/2020 às 14h56
Por: Redação Fonte: OTempo
Compartilhe:
Lavar as mãos é muito importante para se prevenir do coronavírus Foto: MARCELLO CASAL JR./ABR - 15.10.2010
Lavar as mãos é muito importante para se prevenir do coronavírus Foto: MARCELLO CASAL JR./ABR - 15.10.2010

A escassez de álcool em gel tem feito muita gente se perguntar o que fazer para higienizar as mãos e evitar o novo coronavírus (Covid-19). Para ajudar quem está em dúvida, ouvimos a professora Giliane Trindade, do Laboratório de Vírus, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Minas Geras (UFMG), que deu algumas dicas.

Além de lavar as mãos com água e sabão, podem ser usados também detergente e até mesmo xampu. "Os vírus podem sobreviver até nove dias nas superfícies. Sendo assim, a higienização é bem importante. Os vírus podem ser mortos com produtos à base de etanol acima de 70%, peróxido de hidrogênio acima de 0,5% e hipoclorito de sódio acima de 0,1%", explica a professora. 

Segundo a especialista, o ideal é levar as mãos por mais de 20 segundos para que a limpeza fique completa. Se estiver na rua e sem álcool em gel, uma das soluções e colocar água e sabão em um frasco e levar lenço umedecido ou papéis que possam secar as mãos, após a utilização da solução. O álcool líquido também pode ser usado, mas é importante lembrar que ele pode irritar e até queimar as mãos. 

"Depois que você entra no ônibus e se senta, é ideal higienizar as mãos, porque corre o risco de se levar as mãos na boca e, quando se desce do ônibus, é importante fazer a mesma coisa. Em casa, o ideal é higienizar o piso com água sanitária e outros produtos de limpeza, temos que lembrar que as pessoas cospem no chão e nossos calçados ficam contaminados", enfatiza.

Giliane explicou como o vírus é transmitido. "Ele passa por gotículas de saliva, quando falamos, tossimos ou espirramos. Essas gotículas se depositam nas nossas mucosas ou em superfícies, e os vírus ficam ali", concluiu. Por isso é importante também manter distância de outras pessoas. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h08 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 24°

Qui 24°C 12°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 25°C 13°C
Dom 25°C 12°C
Seg 25°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio