A força-tarefa para o combate da Covid-19 em Sete Lagoas tem se fortalecido com as ações antecipadas da Câmara Municipal, conduzidas pela Mesa Diretora do Poder Legislativo. O presidente, Cláudio Caramelo (PP), tem mantido diálogo permanente não apenas com a Secretaria Municipal de Saúde, mas também com o empresariado preocupado em restabelecer a normalidade à vida do cidadão, o mais breve possível. Exemplo disso, são as ações de pulverização das ruas da cidade que tiveram início nesta segunda-feira (13) e vão até o dia 19.
Por intermédio do presidente da Câmara Municipal, a empresa Miika Nacional começou, esta semana, a aplicar Hidróxido de Cálcio em suspensão aquosa Ca(OH)2 para desinfecção das ruas de Sete Lagoas, sem que haja custos para o município. Conforme explica a empresa, o hidróxido de cálcio em suspensão aquosa é um produto alcalino que tem ação antimicrobiana e pode reduzir o nível de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19), já que a limpeza e a desinfecção são consideradas como principais métodos de prevenção de doenças. O objetivo é minimizar a ação de microrganismo indesejáveis. “Não sabemos, com dados científicos, se este vírus tem maior condição de sobrevivência do que outros vírus existentes na Terra, porém, nossa intenção é inativar a ação da Covid-19, por meio da desinfecção das ruas e, assim, diminuir, consideravelmente, a probabilidade do vírusse desenvolver. Mas, de qualquer forma, todos os cuidados já orientados pelos órgãos de saúde devem ser mantidos pelo cidadão”, ressalta a sócia-diretora da Miika Nacional, Adriana dos Santos Dória.
Caramelo explica que foi procurado pela empresa e, imediatamente entrou em contato com o secretário de Saúde, Flávio Pimenta, para agendar uma reunião com os empresários. “A empresa está oferecendo tudo para a desinfecção de diversas ruas da cidade, aquelas bem movimentadas. Dessa forma, acredito que não poderíamos perder a oportunidade de agilizar este processo e, garantir, uma cidade mais limpa e protegida. O secretário também chamou a Vigilância Sanitária, que deu seu ok, e agora as ações já estão pelas ruas da cidade. É uma forma de darmos mais um passo contra essa pandemia”, afirma o presidente da Câmara.
Aplicações nas ruas
Foram definidas sete rotas com pontos de aplicação do Hidróxido de Cálcio. Estão na lista ruas como Raquel Teixeira Viana, na altura do bairro Canaã; Renato Azeredo, próximo à rodoviária; Rua Claudionor Castro Bahia, em frente à UPA; rua Senhor dos Passos, esquina com Duque de Caxias; rua Teófilo Otoni, no quarteirão próximo ao Hospital Nossa Senhora das Graças; Avenida Norte/Sul, próximo ao Restaurante do Trabalhador até o Museu do Ferroviário; avenida José Sérvulo Soalheiro, na altura do PA Belo Vale.
Mín. 17° Máx. 24°