O deputado estadual Douglas Melo anunciou nesta manhã de quarta-feira (29 de abril), na Rádio Musirama, que o governador Romeu Zema incluirá as obras do Hospital Regional de Sete Lagoas no repasse de recursos da Companhia Vale do Rio Doce, em compensação ao desastre de Brumadinho.
Segundo ele, a grande e histórica notícia deverá acontecer na coletiva de imprensa de Romeu Zema, prevista para as 12 horas também desta quarta-feira.
Conforme publicado pelo Site Mega Cidade, desde setembro do ano passado (2019), o deputado Douglas Melo vinha cobrando a compensação da mineradora para a região, uma vez que cidades como Paraopeba, Caetanópolis banhadas pelo Rio Paraopeba, foram gravemente prejudicadas com o rompimento da Barragem de “Fundão”.
“Então, levei um documento ao secretário de Estado de Planejamento, falando a ele destas cidades atingidas diretamente pela poluição do Sistema Paraopeba, o qual fornece água para as mesmas, as quais sofreram um impacto com o desastre. Assim disse ao secretário que nossa região merecia ser incluída nesta compensação ambiental e que a melhor forma da Vale compensar a nossa região seria terminando e equipando o Hospital Regional de Sete Lagoas.”, relata Douglas Melo.
Segundo ele, a Vale fez um acordo com o Ministério Público (MP) e o Judiciário para que ela compensasse Minas Gerais pelo desastre ambiental de Brumadinho.
Então, o deputado iniciou uma campanha para que as autoridades da região, junto com a população cobrassem unidos, para que a Vale termine o Hospital Regional de Sete Lagoas e o coloque para funcionar.
De acordo com Douglas Melo, Sete Lagoas merecia ser contemplada na compensação ambiental, já que a Vale tirou vidas. ”Nos outros anos faltou dinheiro. A Vale deve isso ao Governo de Minas! Agora é diferente e é uma vitória! A partir do anúncio do governador Zema, tudo dando certo, mostra que nossa região tem força e união! É um dia de grande alegria para Sete Lagoas!”
Mín. 17° Máx. 24°