Sexta, 14 de Agosto de 2020
31 99616-7463
Economia Saque

Veja como sacar o dinheiro do auxílio emergencial e do FGTS antes da data

Opções de saque e transferências estão limitadas; bloqueio imposto pela Caixa Econômica pode ser driblado legalmente com bancos digitais

07/07/2020 09h41
Por: Redação Fonte: Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Brasileiros com direito ao saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou que recebem o auxílio emergencial de R$ 600 podem “adiantar” saques e transferências por meio de bancos digitais.

Ao pagar esses benefícios, a Caixa Econômica Federal tem limitado, em um primeiro momento, o uso do dinheiro, permitindo apenas pagamentos digitais de boletos e contas de luz, água e telefone, além de autorizar algumas compras.

As opções de saque e transferência do auxílio emergencial estarão disponíveis a trabalhadores nascidos em dezembro, por exemplo, somente a partir de 19 de setembro, seja a primeira, a segunda ou a terceira parcela.

Continua depois da publicidade

No entanto, é possível driblar (sempre de maneira legal) essa restrição imposta pela Caixa Econômica por meio dessas empresas de tecnologia financeira, como Mercado Pago, Nubank, PagBank e PicPay.

Para isso, é preciso gerar um boleto no seu nome em um desses bancos digitais (veja o passo a passo mais abaixo). Como o aplicativo Caixa Tem permite o pagamento de boletos, o dinheiro será transferido para uma outra conta.

Banco Central (BC) explicou que emitir um boleto em próprio nome para movimentar recursos é regular. “Para isso, o boleto terá que ser emitido em nome do titular da conta e só poderá ser pago em benefício dele”, informou.

Continua depois da publicidade
Demora

O “atalho” foi percorrido pelo autônomo Felipe Sampaio, de 24 anos. Ele recebeu a terceira parcela do auxílio de R$ 600 nessa sexta-feira (3/7) e teria que esperar até 10 de setembro para fazer o saque pelo Caixa Tem, mas resolveu adiantar a grana.

Confira o passo a passo no Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.