Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades RECUPERAÇÃO

Cachorro Sansão já anda sem cadeira de rodas: 'ensina a gente a não desistir'

O animal sofreu um ataque do vizinho e teve as duas patas traseiras decepadas com golpes de foice na última terça-feira

15/07/2020 às 11h30
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Cão recebeu uma doação de cadeira de rodas Foto: Alex de Jesus / O Tempo
Cão recebeu uma doação de cadeira de rodas Foto: Alex de Jesus / O Tempo

Depois de ter sofrido um ataque brutal na última semana, o pit-bull Sansão, de dois anos de idade que teve  as pernas traseiras decepadas a golpe de facas por um vizinho, já consegue andar sem o auxílio da cadeira de rodas que havia ganhado e pode ter alta na próxima semana. 

“Ele está bem melhor, respondendo bem ao tratamento. O que preocupa ainda é que a pata seja infectada, ainda há secreção nos pontos, e estamos fazendo um tratamento mais pesado com antibióticos”, explica Ticiana Lima Dornas, médica veterinária que cuida de Sansão. 

Apesar de ainda estar anêmico devido à grande perda de sangue durante a agressão que sofreu, o cachorro tem melhorado os níveis de hemoglobina no sangue e suas patas já desincharam, conta a profissional da saúde. 

O dono do animal, Glaidsson Justino da Silva, diz-se inspirado e feliz com a recuperação de Sansão. “Ele é forte para caramba, né? Está sendo muito mimado na clínica e fazendo sessões de fisioterapia. É gratificante demais. Ficamos frustrados, ele era totalmente saudável, mas o cachorro ensina a gente a não desistir nunca, sabe? Mesmo com tudo isso, fomos visitá-lo ontem e ele estava super feliz. É a maior satisfação de minha vida”, conta. 

Ticiana contou que ficou muito feliz com a chegada da cadeira de rodas e que Sansão, embora esteja muito assustado com toda a situação, se adaptou bem ao equipamento.

“Ele ainda está um pouco desconfiado e precisa do nosso auxílio para se locomover, mas consegue utilizar as patas dianteiras para isso e com o tempo já vai está andando para todo os lados”, contou.

“Antes da cadeira ele já estava conseguindo andar usando as patas dianteiras, com a gente apoiando as pata traseiras em panos", explicou. 

Recuperação 

O cão segue internado no Hospital Veterinário da Faculdade Arnaldo no bairro Olhos D' Água em BH, onde Ticiana atende, e, segundo a médica veterinária, ele deve permanecer por lá por pelo menos mais uma semana.

Além do uso de medicamentos e suplementos alimentares, Sansão ainda irá passar por sessões de fisioterapia para se adaptar melhor à cadeira de rodas.  

A veterinária afirma que se surpreendeu com a recuperação do cachorro devido à gravidade dos ferimentos. 

“Ele é muito forte! Não é qualquer cachorro que sofre o que ele sofreu e sobrevive. Ele perdeu bastante sangue, tivemos que fazer transfusão, ficou anêmico, voltou a comer apenas hoje, fora o risco infecção”, ressalta Ticiana.

Solidariedade

Silva contou que diariamente uma média de três pessoas oferecem doações para o cachorro. Para ele, esse gesto tem dado força para que continuem no tratamento de Sansão.  

“Esse gesto nos dar força demais. Porque o baque para todos nós foi muito grande. Mas as pessoas têm nos procurado, gente de todo o país para nos ajudar com o que for preciso na recuperação do Sansão”, conta Silva.

Uma conta no Instagram, ‘Todospor.Sansão’,  foi criada para o cachorro e já conta com mais 62 mil seguidores. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato por meio do perfil.

"Uma pessoa doou uma bicicleta e a gente fez um rifa para ela. Teve gente até de Manaus que nos procurou para oferecer uma cadeira de rodas", conta.

A cadeira de rodas 

Por causa dessa corrente do bem nas redes sociais, Patrícia Oncken, proprietária da Pés de Pets, loja especializada em fabricar cadeiras de rodas para cães, se sensibilizou com o caso de Sansão. “As pessoas me marcaram no Instagram. Fiz uma cadeira de rodas e doei para ele”, afirmou a dona da loja, que fica no bairro Castelo, em Belo Horizonte.

Patrícia ressalta que conhece outras lojas no ramo veterinário que estão envolvidas no caso. “Era o mínimo que podia fazer. Fiz as medidas e já entreguei a cadeira de rodas!”, contou, emocionada. 

A proprietária da Pés de Pets explica que nunca viu um caso desse: cão com patas decepadas. De acordo com ela, na loja sempre chegam casos tristes como atropelamento e espancamento. “No final, a gente vê histórias felizes como a do Sansão, quando os donos não desistem do pet, mesmo com sequelas. O pit-bull aceitou a cadeira imediatamente e já saiu andando. Logo depois, descansou. Ele é um cão muito dócil e está recebendo muito amor. Isso é muito importante”, conta.

Relembre

Sansão tomava conta de uma fábrica de ensacados, e o agressor mora ao lado da empresa. Na última segunda-feira (6), foi encontrado ensanguentado e sem as duas patas no terreno do agressor. 

Em conversa com a reportagem na terça-feira (7), o empresário Joaquim Dias de Souza, de 49 anos, contou que estava saindo da fábrica, às margens da MG-424, quando ouviu um barulho. 

"Eu estava preparando para ir embora e escutei o cara falando 'pega o facão'. Não tinha visto que o Sansão tinha saído. Fui até o lote dele, que não tem muro, e ouvi o grito do cachorro, provavelmente na hora que as patas foram cortadas. Caminhei mais um pouco e vi ele e o irmão segurando o cachorro", explicou o dono do animal.

Segundo Joaquim, ao entregar o cão, o homem teria dito: "Eu te avisei que ia fazer isso com o cachorro e você não tomou suas providências". O empresário afirma que o pitbull é dócil e nunca atacou outras pessoas, mas tinha atrito com o cachorro do vizinho, que atende pelo nome de Zé Defunto. 

"Falei com ele que era briga de cachorro, que o Sansão foi atrás do cachorro dele. Foi uma situação triste ao encontrar o meu cachorro, estava saindo muito sangue. A boca dele foi amarrada com arame farpado e também estava machucada. Ele me reconheceu e ficamos juntos até a chegada da veterinária. A gente não sabe por onde ele saiu para ir ao lote vizinho. Eu espero que tenha justiça, isso é uma covardia e ele tem que pagar pelo que fez", afirmou.

Na ocasião, o homem que agrediu o animal, Júlio Cesar Santos Souza, de 44 anos, contou que, constantemente, o cão pula o muro e avança nos animais dele. 

"Eu já venho sendo incomodado há bastante tempo, já pedi, já avisei aos donos, fiz boletim de ocorrência e os donos não resolveram. Ontem, ele pulou o muro, invadiu meu terreno e agrediu meu cachorro. Eu não vou encarar um pitbull de mãos vazias. Ele pode ser dócil com os donos dele, mas eu não sou dono dele. Peguei alguma coisa para me defender caso ele avançasse", explicou o homem.

Os donos de Sansão e Júlio César chegaram a ser levados para o quartel da Polícia Militar, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes