
O Cruzeiro saiu em desvantagem no duelo contra o Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil, mas o gol anotado fora de casa na derrota dessa quarta-feira por 2 a 1, no Itaquerão, deixou aberta a briga por vaga nas semifinais. Antes do confronto de volta, marcado para o dia 19 de outubro, às 21h45, no Mineirão, o clube celeste terá sequência de quatro partidas no Campeonato Brasileiro, competição em que ocupa o 17º lugar, com 30 pontos. Existe uma interdependência entre as participações do time no torneio eliminatório e na elite nacional. Se a recuperação na Série A ocorrer nas próximas rodadas, a tranquilidade para tentar o pentacampeonato na Copa do Brasil aumentará. Caso contrário, a prioridade total será pela permanência na Primeira Divisão.
Três dos quatro próximos jogos do Cruzeiro no Brasileiro acontecerão no Mineirão, sendo dois em sequência. No sábado, às 18h30, o adversário é o Grêmio, pela 28ª rodada. Já em 8 de outubro (também no sábado), às 21h, a equipe pegará a Ponte Preta. O duelo do dia 13 (quinta-feira), às 19h30, contra o Palmeiras, ocorrerá na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP. No domingo, 16/10, às 17h, a Raposa retornará ao Gigante da Pampulha para receber a Chapecoense, pela 31ª rodada.
É no “calor da torcida” que o Cruzeiro buscará respirar no Brasileiro. Até aqui, o rendimento como mandante é o pior dacompetição: 35,9% de aproveitamento, com três vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Sob o comando do técnico Mano Menezes, o percentual sobe para 53,3% (duas vitórias, dois empates e uma derrota), mas ainda fica aquém do esperado. Em contrapartida, a média de público estrelada na Série A é de 25.172 pagantes, abaixo apenas do líder Palmeiras (32.809) e do Corinthians (31.964).
O Departamento de Matemática da UFMG calcula que um time que chegar a 46 pontos tem apenas 4,3% de probabilidade de ser rebaixado à Série B. Portanto, se o Cruzeiro fizer o dever de casa, alcançará 39 e terá mais 21 pontos em disputa (7 jogos) para somar no mínimo sete. Desta forma, o time entrará “leve” para o segundo jogo diante do Corinthians pela Copa do Brasil e com boas condições de inverter a ligeira superioridade construída pelo clube paulista em Itaquera.
Sequência de jogos do Cruzeiro no Brasileiro
01/10 – Cruzeiro x Grêmio – 18h30 (Mineirão)
08/10 – Cruzeiro x Ponte Preta – 21h (Mineirão)
13/10 – Palmeiras x Cruzeiro – 19h30 (Fonte Luminosa)
16/10 – Cruzeiro x Chapecoense – 17h (Mineirão)
Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
19/10 – Cruzeiro x Corinthians – 21h45 (Mineirão)
* Por ter feito gol fora de casa, o Cruzeiro jogará contra o Corinthians dependendo de vitória por 1 a 0 para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Triunfo celeste por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O clube paulista só se classificará com derrota se marcar pelo menos dois gols em Belo Horizonte.
Demissão Atlético Mineiro anuncia saída de Jorge Sampaoli
Inscrições Clube Náutico de Sete Lagoas abre inscrições para torneios de futevôlei e futmesa
Campeonato Mineiro Prefeitura de Sete Lagoas e SAAE patrocinarão o Democrata em 2026 Mín. 19° Máx. 29°


