Durante as comemorações dos seus 40 anos, a Defesa Civil de Contagem prestou homenagem à Defesa Civil/Guarda Municipal de Sete Lagoas. O agraciamento teve como justificativa a parceria entre as cidades em propostas que podem salvar vidas em situações de emergência.
A Defesa Civil/Guarda Municipal de Sete Lagoas passa por um completo processo de reestruturação desde o início do atual governo municipal. Planejamento, treinamento e aquisição de equipamentos fazem parte deste processo que ainda tem a parceria com a Defesa Civil de Contagem como outro pilar. “É uma parceria frequente em capacitação, treinamento em situação de risco e até disponibilização de material. A Defesa Civil de Contagem é uma referência em Minas Gerais e oferece excelentes oportunidades em todos os níveis”, explica o coordenador da Defesa Civil de Sete Lagoas e comandante da Guarda Municipal, Sérgio Andrade.
Um exemplo importante da parceria entre os órgãos foi o exercício simulado em pontos de alagamento realizado em Sete Lagoas no dia 28 de novembro. A atividade reuniu secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal e Defesa Civil de Contagem.
“Para a gestão do plano de ação é muito importante que haja treinamento das equipes e informação para a população. Em Contagem temos mais de cem pontos de alagamentos e inundações e em dois temos protocolos de fechamentos de vias, como o realizado nesta simulação. A preparação permite que as equipes de reposta tomem decisões certas na hora do salvamento”, comentou na época o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Samuel Lara.

CORINTO Casal morre após carro sair da pista e bater contra talude na MGC-135, em Corinto
SANTANA DE PIRAPAMA Candidatos de concurso cancelado em Santana de Pirapama têm até 9 de outubro para solicitar reembolso
TEMPO Primavera começa nesta terça-feira (22), com calor de até 33°C e chance de temporais em Minas
ACIDENTE GRAVE ATUALIZAÇÃO: Idoso de 78 anos morre em grave acidente entre carro e carreta na MG-238
SETE LAGOAS Pastor Cláudio Duarte e cantor Jonas Vilar participam de noite especial em Sete Lagoas no dia 29
SETE LAGOAS Rádio Câmara Sete Lagoas sediará gravação especial do programa “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira (23)
ACIDENTE GRAVE Tragédia na MG-238: Grave acidente deixa vítima fatal no trecho entre Jequitibá e Sete Lagoas
ELEIÇÕES 2026 Minas Gerais não terá Lei Seca nas eleições de 2026; venda de bebidas será permitida
SETE LAGOAS Sete Lagoas terá segunda-feira de calor, com máxima de 31°C e céu parcialmente nublado Mín. 19° Máx. 31°

