Sexta, 29 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Zona da Mata

Baratas 'invadem' Muriaé após temporal que deixou 580 desalojados; veja vídeo

Prefeitura informou que está fazendo a limpeza das ruas invadidas pela água, mas confirmou que não tem veneno para matar os insetos

05/01/2021 às 15h50
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

Uma infestação de baratas tomou conta de algumas regiões de Muriaé, cidade que fica na Zona da Mata mineira, após o forte temporal que atingiu a cidade nos primeiros dias deste ano. Além da invasão dos insetos, a chuva também provocou outros estragos.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 580 pessoas ficaram desalojadas após terem as casas inundadas. Deste total, 58 estão desabrigadas. Áreas de risco do município estão sendo monitoradas para evitar tragédias.

 

Com relação às baratas, a Coordenação de Vigilância Ambiental informou que o município não possui veneno para exterminá-las. Como os insetos não transmitem doenças endêmicas, nem o governo federal nem o estadual disponibilizam inseticidas para matá-los.

Atualmente, os municípios mineiros recebem produtos químicos para eliminar as seguintes pragas: mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, zika e chikungunya; rato, que provoca a leptospirose; caramujo de água doce, que transmite a esquistossomose; e o barbeiro, vetor da doença de chagas.

Para amenizar o problema dos insetos, inclusive das baratas, o executivo já começou a fazer a limpeza das ruas atingidas pela água. "Assim que a água baixar vamos fazer o trabalho de desratização. Os agentes de endemias também vão até as áreas alagadas para distribuir panfletos e orientar os moradores", explicou o agente de endemias Willian de Oliveira.

Chuvarada

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região de Muriaé foi atingida por cerca de 269 milímetros de chuva em apenas quatro dias. A quantidade já superou a média esperada para todo o mês, que é de 262 mm.

As áreas mais afetadas foram as regiões do Dornelas, José Cirilo, Barra e Encoberta. Apesar dos estragos, não há relatos de mortos por causa das enchentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes