No dia 24 de junho último, o Site Mega Cidade publicou sobre uma publicação nas redes sociais, feita pela veterinária (Maria Paula Ferrari), denunciando a suposta matança de animais no Centro de Controle de Zoonoses de Sete Lagoas (CCZ-SL).
Novamente a veterinária postou um vídeo no stories do Instagram mostrando ela acompanhada por outras pessoas tentando entrar no CCZ, mas os mesmos foram impedidos de acessar o local. “A diretora da zoonoses acabou de avisar os funcionários que só entro aqui com ordem judicial”, exclamou.
Maria Paula questionou que um outro cidadão pode entrar no órgão, mas ela não. “Isso que está acontecendo é um crime! Não existe essa regra! Qualquer pessoa pode entrar na Zoonoses, menos a gente!”, protestou.
VEJA O STORIES ACESSANDO O LINK ABAIXO!
O vereador Junior Sousa esteve no local e também foi impedido de entrar no CCZ. Por causa disso ele registrou um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Militar (PM).
O Site Mega Cidade entrou em contato com a Prefeitura para saber por que eles foram impedidos de entrar, considerando que o CCZ é um órgão público e o que a Prefeitura tem a dizer sobre o caso.
Contudo até o final desta edição, a mesma não enviou nenhuma resposta.
Já no que diz respeito à matança de cães, em nota ainda no mês de junho, a Prefeitura disse que o CCZ repudia veementemente a fake news que vem sendo veiculada nas redes sociais sobre sacrifício indiscriminado de cães em sua unidade.
A eutanásia de cães com resultado positivo para Leishmaniose é preconizada pela Portaria Nº 1.138, de 23 de maio de 2014, do Ministério da Saúde. A Portaria "define as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública" e em seu artigo 3º determina que "São consideradas ações e serviços públicos de saúde voltados para a vigilância, a prevenção e o controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública: IX - eutanásia, quando indicado, de animais de relevância para a saúde pública".
(Link:https://bvsms.saude.gov.
Mín. 17° Máx. 24°