Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Teatro

Novo projeto da Preqaria Cia de Teatro estreia no Memorial Minas Gerais Vale

O Sarau da Palavra Expandida estreia no dia 28 de agosto, às 11 horas

18/08/2021 às 10h57
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Preqaria Cia de Teatro
Compartilhe:

O projeto “Sarau da Palavra Expandida” propõe o encontro da literatura com as artes cênicas, criando um ambiente virtual propício para a fricção e expansão da palavra aonde os atores/poetas vão performar, cada um de sua casa, textos seus e de participantes do Sarau PoetiQo, projeto da cia que acontece virtualmente desde o início da pandemia. Para potencializar o trabalho a Preqaria convida o músico Mateus Cotosck e o artista audiovisual Josélio Teixeira para se colocarem em jogo com intervenções sonoras e visuais.

A proposta de Palavra Expandida é dar corpo a um espetáculo que pode ou não ser improvisado, mas que sustenta um roteiro, móvel a cada apresentação. Os textos, escritos pelos atores poetas, buscam continuidade poética e não dramática. Aqui os atores emprestam seus corpos na composição coletiva da imagem literária, simultânea ao aspecto textual. O teatro à serviço da literatura, não para cumpri-la, mas para expandi-la!

HISTÓRICO

A ordem é essa: primeiro a vida, depois o resto. Então o teatro, que é uma arte essencialmente presencial teve que fechar. Como então seguir com as atividades?

Então a Preqaria fez o que foi possível, migrou as aulas para o ambiente digital.

Na segunda feira dia 16 de Março de 2020, que iria fechar e não voltar mais ao Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria, surgiu a ideia de gravar vídeos com atores declamando poemas, que foi titulado de “Quarentena PoetiQa”, o trabalho se desenvolveu ao longo do ano e os atores da Preqaria Cia de Teatro passaram a explorar os corpos, a voz, e a escrita de formas diferentes. O trabalho rendeu duas participações da companhia no Festival UP, e ainda um artigo na revista Transverso da UEMG.

O retorno positivo do público levou a um movimento subsequente, um encontro presencial para declamar poesia online por vídeo conferência, e foi quando começou o “Sarau PoetiQo”, todos os domingos, sem interrupção, desde abril de 2020. Há um ano no ar, o Sarau se tornou uma comunidade online, que já teve 74 edições.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é um espaço de memória que se renova a cada dia. Mantém-se atual porque se abre à diversidade e à experiência mútua, oferecendo oportunidades iguais de acesso à cultura a todos os públicos. Está sob a gestão do Instituto Cultural Vale, criado em 2020 com o propósito de potencializar a atuação da Vale na cultura, valorizarpatrimônios, democratizar o acesso e fomentar as expressões artísticas. Há quase duas décadas, a Vale investe e procura fomentar as múltiplas manifestações culturais brasileiras, em toda a sua diversidade.

A atuação do Instituto Cultural Vale – em museus e centros culturais próprios, na preservação e valorização dos patrimônios material e imaterial e nas múltiplas manifestações artísticas que realiza ou fomenta – é sustentada pela visão de que a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.

A estreia do “Sarau da Palavra Expandida”, será no dia 28 de agosto, ás 10h. Toda a programação de vídeos será exibida pelo canal do Memorial Valeno YouTube(www.youtube.com/memorialvale)

FICHA TÉCNICA

Felipe Gontijo - ator e poeta.

Izabela Oliveira - atriz

João Valadares - atoe e poeta.

Joselio Teixeira - artista audiovisual.

MatuesCotosck - músico.

Piera Rodrigues - atriz, poeta.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes