Sexta, 17 de Setembro de 2021
31 99616-7463
Cidades Rio das Velhas

Previsão indica fim da estiagem somente em novembro na bacia do Rio das Velhas

10/09/2021 14h02
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Ascom da CBH Rio das Velhas
Previsão indica fim da estiagem somente em novembro na bacia do Rio das Velhas

Em reunião do Convazão (Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas), nesta sexta-feira (27), a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) apresentou a previsão meteorológica para o Alto Rio das Velhas, região que produz a água que abastece 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para o período entre setembro de 2021 e março de 2022.

De acordo com a previsão da companhia, haverá a partir de setembro uma recuperação gradativa das chuvas, em forma de pancadas, e que períodos relativamente longos de estiagem deverão se estender até a primeira quinzena de novembro. “A partir então da segunda quinzena de novembro ocorrem chuvas com mais frequência e com duração maior, indicando a ocorrência de episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Tudo indica que a estação chuvosa não se prolongará além de março de 2022”, disse o representante da Cemig e vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Renato Júnio Constâncio.

Continua depois da publicidade

  Percentis dos cenários previstos por modelos climáticos sazonais com valores absolutos (mm) e em termos relativos. P90 significa que 90% dos cenários estão abaixo dele e P10 significa que 90% dos cenários estão acima deste valor. Já a mediana divide os cenários em 50% deles acima e 50% deles abaixo. Os valores que aparecem nos rótulos representam a mediana, com a qual é trabalhada a previsão. (Fonte Cemig)

Ainda na reunião do dia 27 de agosto, o grupo decidiu manter o sistema integrado de vazão do Rio das Velhas da forma como está. Com isso, as defluências – dos reservatórios contribuintes, especialmente do Sistema Rio de Peixe, da AngloGold Ashanti – e captações – notadamente da Copasa em Bela Fama, a fio d’água no Rio das Velhas – ficam nos mesmos índices das semanas anteriores.

Entre 19 e 25 de agosto, a vazão média do Rio das Velhas em Bela Fama ponto foi de 10,5 m³/s, sendo 3,12 m³/s com contribuição direta do sistema Rio de Peixe. A Copasa captou em média nesse período 6,74 m³/s.

Continua depois da publicidade

O Convazão tem se reunido semanalmente para alinhar ações emergenciais para a regularização da vazão do Rio das Velhas, com o objetivo de manter o direito de acesso de todos aos recursos hídricos, com prioridade para o abastecimento público e a manutenção dos seus ecossistemas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.