Deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) investigaram nesta terça-feira (5) um acordo firmado entre a companhia de energia e uma empresa de Tecnologia de informática, chamada IBM Brasil.
O contrato passou de R$ 1 bilhão por parceria estratégica, tecnológica e operação para reestruturação do serviço de teleatendimento da Cemig. Prestou depoimento na condição de testemunha o analista de sistema da empresa Marcelo Flores de Moura, de 48 anos.
Deputados questionaram o analista sobre o contrato, segundo eles sem licitação, além de apontar a IBM Brasil para uma possível terceirização do serviço. Marcelo de Moura negou qualquer irregularidade.
"Quando chegou ao meu conhecimento, eu consultei nosso time jurídico, porque nossa preocupação era ter uma base legal".
Apesar de o analista da IBM negar irregularidades, o presidente da CPI da Cemig, deputado Cássio Soares, ficou irritado com o depoimento. "A Cemig montou um plano de negócio e incluiu um serviço que a empresa contratada não expertise, não tem no seu portfólio nenhum outro contratante".
Por meio de nota, a Cemig informou que a IBM Brasil é uma parceira estratégica da Cemig no projeto "Cliente Mais", que tem como escopo a integração de todos os canais de atendimento em uma única plataforma, com uso de Inteligência Artificial para um atendimento rápido e fácil para o cliente.
Ainda na nota, a Cemig informou que antes dessa parceria 14 fornecedores prestavam serviços de atendimento ao cliente e cuidavam de diferentes canais como call center, whatsapp, site e agências físicas sem haver integração entre eles.

Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade Mín. 17° Máx. 30°


