A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o SUS, está realizando um mutirão de consultas oftalmológicas para adultos com o objetivo de reduzir a fila de pacientes à espera de atendimento e ampliar a assistência à população.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 36 mil pessoas aguardam por este tipo de consulta. Elas aguardam, em média, 11 meses para o agendamento.
Em outubro serão ofertadas quase 12 mil vagas, cerca de 6 mil a mais do que foi ofertado anteriormente ao mutirão. Durante as consultas são oferecidos aos pacientes exame de refração, biomicroscopia, tonometria (medida da pressão intraocular) e mapeamento de retina (fundo de olho) em ambos os olhos.
O agendamento está priorizando os usuários que já estão cadastrados e em fila de espera. O contato é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
No caso de novos pacientes, o primeiro acesso é realizado por meio dos centros de saúde e, conforme critérios clínicos pré-estabelecidos de prioridade, é feito o direcionamento para o Centro Municipal de Oftalmologia ou para os demais serviços conveniados.
Mín. 13° Máx. 26°