Começou a valer na segunda-feira,1º, a restrição de pesca de peixes nativos nas bacias hidrográficas do Estado de Minas Gerais. Durante a Piracema, período de migração dos peixes para reprodução, os rios Grande, Paranaíba, São Francisco e demais bacias do Leste do Estado passam a ter restrições de pesca. A limitação na atividade pesqueira em Minas Gerais se estenderá até 28 de fevereiro de 2022.
Durante a piracema, a pesca só é permitida para espécies exóticas (espécies não nativas que foram introduzidas pelo homem) e híbridas, no limite de três quilos diários. A atividade pesqueira também só pode ser realizada em trechos com distância mínima de 1 mil metros a montante e a jusante dos rios, represas, barragens e lagoas, para garantir a reprodução dos peixes na cabeceira dos corpos d’água.
O Sargento Rodrigo Madeira, pertencente a Polícia Militar do Meio Ambiente, explica que os principais impedimentos nesta época é a pesca e captura de peixes nativos do Brasil. “Nesse período, eles estão com centenas de milhares de ovas, que vão garantir a reprodução, por isso é proibida a pesca dos peixes nativos. Então se você pesca um peixe que está em período de reprodução, é muito provável que você está contribuindo, para que no futuro, esses peixes não existam mais.”
Fica proibido o uso de redes e demais equipamentos que possam capturar diversas espécies, como as migradoras e em risco de extinção. Para portar o pescado e equipamentos de pesca, no entanto, ainda que em situações em que a atividade é autorizada, é importante que o pescador porte e mantenha atualizada a carteira de pesca amadora.
O Sargento explicou ainda que a pena para quem for pego pescando ilegalmente nessa época, é de até três anos de prisão, e a multa, a partir de mil reais podendo chegar até cem mil reais. “Se você optar por praticar a pesca neste período, observe bastante as espécies permitidas, tenha a sua carteira de pescador amador, verifique também os locais apropriados e autorizados, para você fazer a sua pesca de forma regular. Para dúvidas ou denúncias, o número da PM do Meio Ambiente de Barbacena é 3339-5050.”
Mín. 13° Máx. 26°