Quinta, 25 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Teatro

Tríade Cia de Teatro exibe até 5 de janeiro de 2022 “Às que aqui ficaram”, espetáculo online gravado no Teatro Espanca

Obra com direção de Gláucia Vandeveld e texto de Luciana Campos é inspirada em histórias reais de mulheres que enfrentaram e enfrentam suas guerras cotidianas

10/12/2021 às 17h00 Atualizada em 10/12/2021 às 17h01
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Bramma Bremmer
Compartilhe:

A Tríade Cia de Teatro, formada pelas atrizes Dani Guimarães, Glenda Bastos e Wes Gomes, exibe até 5 de janeiro de 2022, o espetáculo “Às que aqui ficaram”. O trabalho é transmitido online gratuitamente, disponível no YouTube da Tríade Cia, e foi gravado ao vivo do Teatro Espanca!

 

A montagem é o primeiro espetáculo que reúne em cena as 3 atrizes da companhia . O grupo se formou em 2016, numa experiência de direção coletiva, e desde  2019 estava em processo de criação com a diretora e atriz Gláucia Vandeveld e a dramaturga Luciana Campos. Devido à pandemia, o trabalho não pôde estrear-se presencialmente, e estreia agora, na internet.

 

“Às que aqui ficaram” foi inicialmente inspirada no livro “A guerra não tem rosto de mulher”, de Svetlana Aleksiévitch, que narra a vida de diferentes mulheres combatentes e sobreviventes da 2ª Guerra Mundial. Em seguida, o elenco, a direção e a dramaturgia se dedicaram à pesquisa das guerras diárias que mulheres comuns enfrentaram e enfrentam para uma sobrevivência minimamente humana. A dramaturgia fragmentada aposta em elementos da performatividade e apresenta as atrizes como testemunhas de histórias reais e poéticas, testemunhas de memórias nem sempre contadas, e que têm a palavra como uma força em cena.

 

A encenação, em diálogo com a poesia do texto, e também com referências audiovisuais, aposta na plasticidade, com imagens sensíveis e sinestésicas, de elementos poéticos como mãos, redes, fios, água, chaves, vestidos e a natureza. Elementos que também compõem o cenário e figurino assinado por Alexandre Tavera entre outros elementos. Temas como as vivências e lutas diárias das mulheres, família, maternidade, e pandemia atravessam a encenação, que explora situações ora de caráter íntimo, ora coletivo.

 

A noção de memória é também um dos temas que norteiam a criação. Recordar, reviver os momentos, as dores, os sons e os sentimentos. Uma das imagens que inspiram o trabalho é a dos “cabelos brancos”, a partir do relato de sobreviventes da guerra, que voltavam para suas terras de origem com os cabelos brancos após viver situações de extremo estresse, medo, angústia e violência. O espetáculo, que aposta na força do feminino como uma potência, é também um convite ao diálogo com todas as pessoas, trazendo um discurso crítico, e também sensível, que pretende atingir diferentes públicos e não apenas as mulheres.

 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

SOBRE A TRÍADE CIA TEATRO

Fundada em Belo Horizonte e em Ribeirão das Neves pelas atrizes Dani Guimarães, Glenda Bastos e Wes Gomes, a Tríade Cia de Teatro está em atividade desde 2016. Desde então, tem se dedicado ao teatro, à literatura, à promoção da cultura e da arte na Grande BH, em Minas e no país. Como companhia, já realizaram trabalhos de direção teatral, preparação vocal, produção artística e cultural, se dedicando também ao ensino do Teatro e, sobretudo, na atuação em leituras dramáticas, cenas curtas e agora em “Às que aqui ficaram”, o primeiro espetáculo que reúne as três atrizes juntas em cena.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes