Quinta, 18 de Abril de 2024
21°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Geral Bandeira vermelha

Principais reservatórios de água da Grande BH atingem 100% da capacidade após fortes chuvas

Apesar disso, mineiros continuam pagando a taxa de bandeira vermelha na conta de luz

19/01/2022 às 19h46
Por: Redação Fonte: Radio Itatiaia
Compartilhe:

Depois das chuvas intensas neste início de ano, os principais reservatórios de água da região metropolitana de Belo Horizonte atingem 100% da capacidade. São eles: Várzea das Flores, Rio Manso e Serra Azul.

Em outubro, início do período chuvoso, a Várzea das Flores estava com 58% do volume de água, o reservatório do Rio Manso tinha 69% e o Serra Azul, 73%. 

O diretor geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, destaca que a população deve sempre economizar água mesmo com os reservatórios cheios.

“Esse volume que está armazenado funciona como um reservatório para um momento em que não vai ter água para ser captada diretamente no rio. Se não for necessário consumir essa água significa que a gente vai prolongando a nossa segurança (hídrica) e garantindo que vai ter água para a população”, ressaltou.

Ainda assim, isso não significa que a conta de luz vai baixar. Por conta de uma medida provisória do Governo Federal, até abril será cobrada a bandeira vermelha na conta dos mineiros, que continuarão a pagar a taxa extra de escassez hídrica no valor de R$ 14,20 a cada cem quilowatt-hora consumidos até o mês de abril – data programada pelo governo para suspender a tarifa, que começou a ser cobrada em setembro passado. 

Na semana passada, o governador Zema chegou a pedir ao Ministério das Minas e Energia a suspensão da cobrança por conta dos temporais que atingiram o Estado, mas não teve o pedido acatado. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 21h50 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 27°

Sex 24°C 17°C
Sáb 25°C 17°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes