Onze geólogos chegaram à cidade de Capitólio, no Sul de Minas, nesta segunda-feira (7), para dar início aos estudos dos cânions da cidade, após a tragédia que deixou 10 pessoas mortas e mais de 30 feridos em 8 de janeiro deste ano, com o desprendimento de uma grande pedra da estrutura que atingiu três embarcações.
Segundo a prefeitura da cidade, parte dos profissionais chegou ao meio dia e a outra às 15h, todos vindos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) , de São José do Rio Preto, em São Paulo e da Universidade Federal de Goiás (UFG).
De acordo com o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva (PP), o trabalho dos geólogos deve durar cerca de três semanas.
“Esse estudo está sendo custeado pela própria prefeitura, nós que solicitamos. São 11 profissionais que vão ficar aqui de duas a três semanas realizando esses estudos. Nós disponibilizamos duas lanchas e a equipe de fiscais da prefeitura também está acompanhando com jet ski”, explicou o prefeito.
Nesta terça-feira (8), está marcada uma coletiva de imprensa para apresentação do projeto “Reviva Capitólio, Turismo e Viva o Mar de Minas”, criado por um grupo de trabalho formado por entidades públicas e privadas com o objetivo de fomentar novamente o turismo na cidade. Segundo o prefeito, o projeto será baseado em quatro pilares a serem seguidos para voltar a alavancar o turismo.
“O primeiro é o eixo do estudo dos cânions, abrangendo para os demais atrativos que estão abertos O que está fechado é somente o canion. O segundo pilar é o ordenamento do turismo como um todo. Estamos crescendo no turismo rural, de aventura e no ecoturismo. Esse ponto vai contemplar todo o turismo da região, não só o náutico. O terceiro eixo que é a parte de formações e treinamentos para os trabalhadores do turismo no geral e o quarto eixo é o marketing de divulgação e exposição da cidade divulgando o turismo regional”, explicou o prefeito.
Nesta segunda-feira (7), o prefeito e representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Capitólio se reuniram com integrantes da Marinha e da Polícia Militar para alinhamento das ações do plano. A expectativa é de que outras reuniões como essa ocorram uma vez por semana.

Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Mín. 16° Máx. 29°


