Detentas do Presídio de Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, atearam fogo em colchões e cobertores nesta quarta-feira (23). Segundo boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), as chamas foram controladas por funcionários e algumas presas precisaram de antedimento médico por inalarem fumaça.
A revolta tem como motivação a greve dos servidores da Segurança Pública. Apenas serviços essenciais ou urgentes são executados no sistema prisional, como alimentação e saúde. Visitas e banhos de sol, por exemplo, estão suspensas.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirma a ocorrência no Presídio de Vespasiano, mas nega tratar-se de um motim ou rebelião. Conforme a pasta, detentas de duas celas iniciaram o tumulto, ateando fogo e gritando.
"Policiais penais rapidamente controlaram a situação e não foi necessário uso de força. Não houve feridos", informou a Sejusp em nota. As presas envolvidas passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade e poderão sofrer sanções administrativas.
A pasta também disse que o caso será apurado "por meio de um procedimento interno de investigação, que irá avaliar os danos ao patrimônio público".

Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Mín. 16° Máx. 29°


