Terça, 23 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Livro

Livro de alunos de escolas de Cordisburgo será lançado nesta quinta-feira (26)

26/05/2022 às 08h36
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com CORDISnotícias
Compartilhe:
Cordisburgo - Imagem do Google
Cordisburgo - Imagem do Google

Com livros já publicados sobre 18 cidades de norte a sul do país, a coleção A cidade da gente propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo a leitura em todo o país.

Agora chegou a vez de Cordisburgo contar sua história, e o Museu Casa Guimarães Rosa e o cerrado retratado por ele em sua literatura, a Gruta do Maquiné, o Zoo de Pedra e a Casa Elefante, o distrito de Lagoa Bonita, a culinária, os personagens da cidade, entre outros patrimônios, fazem parte dessa narrativa. O desenvolvimento de conteúdos pelos alunos aconteceu ao longo do ano passado, com participação das escolas EE Claudio Pinheiro de Lima, EE Mestre Candinho, EE Professor Anísio Teixeira e EM Octacílio Negrão de Lima, e o livro será lançado nesta quinta-feira, 26/05 no CAT – Centro de Atendimento ao Turista, às 19h.

Sobre o projeto

Idealizado pela Editora Olhares, com autoria dos escritores José Santos e Selma Maria, o projeto A cidade da gente teve início em 2015. Balsas (MA), Campo Verde (MT), Não-Me-Toque (RS), Cruzeiro do Sul (AC), Paracatu, Araxá, Conceição do Mato Dentro e Congonhas (MG). São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Suzano, Mogi das Cruzes, Tapiraí e Juquiá (SP), Pinheiral (RJ), Campo Largo (PR) já tiveram livros da coleção publicados. O livro de Cordisburgo é patrocinado pelo Grupo Datora com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo Federal, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

Processo de trabalho com as escolas é um dos valores da coleção

Cada livro da coleção conta a história de um município brasileiro a partir de seus patrimônios e o roteiro de temas locais surge a partir da interação com gestores da educação e professores das redes municipais de ensino. Cada tema se torna o projeto de uma turma e os alunos são incentivados a investigar e dissertar sobre eles, tornando-se guias literários dos escritores na cidade. Assim, viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.

Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva da cidade, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem. O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.

“O projeto investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, considera o escritor José Santos.

Com informações de Editora Olhares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h32 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes