Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Folclore

20 anos de "Encontro Folclórico" é comemorado em Paraopeba

O 20º Encontro Folclórico de Paraopeba e Região trouxe ainda renomados artistas, como Maurício Tizumba, que se apresentou na noite de abertura (26/08)

06/09/2022 às 09h04
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Paraopeba
Compartilhe:
20 anos de
O município de Paraopeba comemorou a data com Exposição, Oficina, Missa Folclórica e Apresentações Culturais. A abertura contou com as presenças do Prefeito Municipal, Aroldo Costa Melo, do Presidente da Câmara Municipal, Mauro Rodrigues Brasilino, do Presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto, Jefferson da Fonseca, e do Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Luiz Carlos Ferraz de Sousa.
Durante a abertura, foi realizada homenagem aos idealizadores do Encontro, os Foliões Ronaldo da Costa Lima, Mauro César da Silva Lima e Osmar Aparecido Carvalho. O Secretário, Luiz Carlos, deu boas-vindas ao público presente e agradeceu a participação dos envolvidos. O Presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto, Jefferson da Fonseca (representando o Secretário Estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira), destacou a importância do festival para a manutenção da cultura popular e a beleza da amostra que conta a história do Encontro.
O Centro de Artesanato recebeu a Exposição: "20 Anos do Encontro Folclórico de Paraopeba" que, através de instrumentos, objetos, adereços e vestimentas, apresentou os Grupos da Cidade e particularidades do Encontro Folclórico.
Pela primeira vez, foi realizada, durante o evento, atividade de Educação Patrimonial: a Oficina de Tambor, ministrada pelo artista Mauricio Tizumba, na Floresta Nacional de Paraopeba. A turma formada por jovens do Centro de Referência da Assistência Social e membros dos Grupos Folclóricos de Paraopeba, deram um show no domingo (28/08), com apresentação de Conclusão da Oficina.
A Missa Folclórica celebrada pelo Pe. Anaílton Viveiros, contou com a presença dos Grupos Folclóricos e do artista Maurício Tizumba. A celebração repleta de sentimentos, lembrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a História do Encontro Folclórico.
Foram mais de 40 apresentações culturais durante os 03 dias de evento, com grupos estreantes e veteranos no Encontro Folclórico. Participaram desta edição, Grupos de Andrequicé, Belo Horizonte, Caetanópolis, Cordisburgo, Curvelo, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, São José da Lagoa, Sete Lagoas e Paraopeba.
O 20º Encontro Folclórico de Paraopeba e Região trouxe ainda renomados artistas, como Maurício Tizumba, que se apresentou na noite de abertura (26/08), com um show de pura essência sonora e mineiridade. No sábado (27/08) foi a vez do Japão do Forró, que fechou a noite também em grande estilo ao ritmo do forró pé de serra.
 
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO!
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h23 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes