Quinta, 18 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Blindado

Sete Lagoas: Iveco Defense Vehicles apresenta o Guarani número 600

Projeto surgiu com o objetivo de contribuir para a transformação das Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada

30/09/2022 às 11h03
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

No dia 28 de setembro de 2022, quarta-feira, na fábrica da IDV LATAM (Iveco Defence Vehicles – Latin America) em Sete Lagoas – MG, ocorreu a cerimônia comemorativa referente à fabricação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) 6×6 GUARANI de número 600. A festividade contou com a presença de militares da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro e de colaboradores da diretoria e gerência da empresa IDV.

Inicialmente, ressalta-se que, dentro do Programa Estratégico do Exército FORÇAS BLINDADAS (Prg EE F Bld), esse projeto surgiu com o objetivo de contribuir para a transformação das Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernização das Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada, substituindo a VBTP EE-11 URUTU.

Diante desse contexto, o desenvolvimento da VBTP GUARANI teve início no ano de 2007, no antigo Escritório de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), no Rio de Janeiro, com a participação ativa dos engenheiros militares da Diretoria de Fabricação (DF), organização militar subordinada ao DCT.

Assim, em meados de 2013, a IVECO inaugurou sua planta voltada à produção de veículos de defesa na cidade de Sete Lagoas – MG. Desde então, são produzidos, anualmente, cerca de 60 (sessenta) viaturas destinadas a dotar diversas organizações militares pelo Brasil.

Ainda, destaca-se o caráter inovador do projeto, que agrega sistemas de armas e de comando e controle (comunicações) de ponta em uma plataforma automotiva militar moderna, compondo a Nova Família de Blindados Sobre Rodas (NFBR), em atual implantação na Força Terrestre.

Dessa forma, o Prg EE F Bld e, em particular, o Projeto GUARANI fortalece a Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, conquistando autonomia em tecnologias estratégicas para o país, contribuindo para a geração de empregos e capacitando civis e militares na pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de viaturas militares blindadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h24 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Sex 25°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes