Sábado, 20 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Educação Enem

Veja dicas para o 2° dia de provas do Enem 2022

14/11/2022 às 15h00
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Mira Comunicação
Compartilhe:
CNN Brasil
CNN Brasil

O primeiro dia de provas do Enem 2022 foi no último domingo (13/11). Mais de 2,4 milhões de candidatos compareceram dos quase 3,4 milhões de inscritos. A redação teve como tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” e surpreendeu participantes. As questões abordaram temas como Amazônia, Guerra da Ucrânia, questões sociais e tecnologia.

 

No segundo dia de provas, que será em 20 de novembro, matérias de Matemática e Ciências da Natureza serão cobradas. São 90 questões objetivas a serem respondidas em 5 horas. Essa é a chance daqueles que não foram tão bem no primeiro dia recuperarem sua nota. Para tanto, definir estratégias de prova é essencial. Segundo Fabrício Garcia, professor e CEO da Qstione, é preciso administrar bem o tempo e garantir as questões em que se tem mais domínio.

 

Quando se trata de questões objetivas, surge a dúvida: vale a pena chutar algumas questões quando não se tem o conhecimento específico? De acordo com o especialista, o ideal é que o estudante se esforce realmente para responder conscientemente todas as questões, mas como nem tudo são flores, o estudante pode perder tempo durante o teste e não conseguir responder todas elas. Nesse caso, não há outra saída a não ser chutar algumas questões.

 

E quando se fala em ‘chute’, vale tratar da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A análise baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI) delineia um padrão de acertos específicos para cada respondente do exame, que varia de acordo com o nível de proficiência de cada estudante. Essas características tornam a TRI extremamente interessante enquanto modelo de análise de resultados de avaliações de estudantes. Porém, a lógica do cálculo do score de cada estudante é bem mais difícil de explicar.

 

Estudantes com o mesmo número de acertos podem apresentar resultados diferentes, pois o perfil de acertos também influencia o resultado final. Assim, o índice de dificuldade das questões (entre outras variáveis estatísticas), definido estatisticamente após a análise do resultado do teste, tem um papel fundamental na lógica de cálculo do resultado. Por isso, responder esta pergunta (É possível chutar no Enem?) não é tão simples assim. Em alguns casos, estudantes que chutam integralmente a prova podem obter resultados superiores a própria média de resultados da prova.

 

Em suma, ao chutar o estudante literalmente entrega o resultado da prova a sua própria sorte, pois o resultado dos chutes não dependerá apenas do acerto ou erro da questão, mas também do próprio perfil de acertos do teste.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h10 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes