Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Inflação

Comida será vilã da inflação

17/12/2022 às 11h27
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hoje em Dia
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

O novo ano chega e, segundo o Ipea (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os preços ainda continuarão altos, e a inflação deve ficar em 4,7%.

Os vilões da carestia no próximo ano serão os alimentos, que devem registrar uma alta de 5,2%, enquanto os outros produtos devem ter inflação de 3,3%.

Para o economista da ACMinas, Paulo Casaca, os números, apesar de serem apenas expectativas, ajudam consumidores e empresários a planejar suas ações e devem ser observados com atenção.

O economista explicou que alguns aspectos poderiam puxar os preços para baixo no decorrer de 2023, como um desaquecimento da economia global ou uma safra de alimentos com melhores resultados, porém, segundo ele, o índice de 4,7% condiz com o cenário atual.

Alguns produtos se destacam:

A cebola, por exemplo, em novembro, registrou alta de 130% nos sacolões de Belo Horizonte; batata ficou 62% mais cara; a maçã subiu mais de 90%; e o feijão custou 16% a mais. Preços que causaram indigestão nos consumidores.

Para a economista Mafalda Valente, professora das Faculdades Promove, se olharmos apenas para o preço dos alimentos, que pesam muito para as famílias e chegam rápido no bolso da população, é possível acreditar em um ano novo melhor do que este que termina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h16 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes