Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Geral De raspão

Asteroide do tamanho de um caminhão deve passar raspando a Terra

27/01/2023 às 08h47
Por: Redação Fonte: BHZ
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Um asteroide do tamanho de um caminhão deve passar perto da Terra nas próximas horas. De acordo com a Nasa, agência espacial americana, a rocha espacial, batizada de 2023 BU, fará o trajeto mais próximo de um objeto perto do nosso planeta já registrado.

O asteroide passará pelo extremo sul da América do Sul por volta de 21h, horário de Brasília, desta quinta-feira (26). A expectativa é de que ele fique a 3.600 km da Terra, distância dez vezes menor do que a de satélites que orbitam o planeta.

Observe nesse diagrama, a ilustração da trajetória do 2023 BU (em vermelho). A órbita dos satélites é mostrada em verde.

Nasa explica que o objeto não oferece risco ao planeta e que não existem chances de impacto. E mesmo que o 2023 BU estivesse em rota de colisão com a Terra, não causaria muitos danos. Isso porque, com um tamanho estimado de 3,5m a 8,5m, a rocha provavelmente se desintegraria na atmosfera, transformando-se em uma bola de fogo.

2023 BU

A rocha foi descoberta pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov no último sábado (21). Ele também foi responsável pela descoberta do cometa interestelar 2I/Borisov.

Cientistas da Nasa afirmam que a órbita do asteroide 2023 BU ao redor do Sol será modificada por sua passagem perto da Terra. Por causa da gravidade do nosso planeta, ele será atraído e seu caminho pelo espaço será reajustado.

“Antes de encontrar a Terra, a órbita do asteroide ao redor do Sol era praticamente circular, o que corresponde aproximadamente à órbita da Terra, levando 359 dias para completar sua órbita ao redor do Sol”, informou a agência.

“Após o encontro, a órbita do asteroide será mais alongada, movendo-se para mais ou menos o meio do caminho entre as órbitas da Terra e de Marte em seu ponto mais distante do Sol. O asteroide vai completar então uma órbita a cada 425 dias”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h44 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes