Quarta, 28 de Fevereiro de 2024
28°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Museus

Alunos da Escola Mestre Candinho de Cordisburgo visitaram Museus da Praça da Liberdade em BH

17/04/2023 às 10h24
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com CORDISnotícias
Compartilhe:
Alunos da Escola Mestre Candinho de Cordisburgo visitaram Museus da Praça da Liberdade em BH
Na última quarta-feira, 12, os alunos da Escola Estadual Mestre Candinho fizeram uma visita nos museus da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. 
 
Desde o ano de 2010 os prédios históricos que estão em volta da Praça da Liberdade em Belo Horizonte (MG) são constantemente visitados por instituições educativas metropolitanas. Isso se deve a quantidade de conteúdos interdisciplinares que os mesmos dispõem. Essas construções datam do fim do século XIX e foram criadas para realizarem as funções administrativas do Estado de Minas Gerais.
 
Esse lugar, desde 1898, foi palco de muitos importantes acontecimentos da história do estado. No entanto, a construção da Cidade Administrativa ao norte da capital mineira esvaziou esses palácios e trouxe com isso novas possibilidades de ocupação dos mesmos.
 
Esses ambientes foram ocupados por museus vocacionados à educação, cultura e à arte mineira. Assim os patrimônios materiais que antes eram lugares de funções administrativas são hoje preservações que contribuem para o desenvolvimento educativo e cultural do povo mineiro.

No início do mês de março de 2023, a Escola Estadual Mestre Candinho foi uma das sorteadas para ter uma tarde guiada por mediadores no museu Espaço do Conhecimento da UFMG. O lugar possui um cinema planetário, que expande o conhecimento físico-histórico-astronômico dos seus visitantes; além disso, contém vários andares com exposições fixas e itinerantes abastecidas de tecnologias que envolvem muita ciência, geografia, arte, história, matemática, português e cultura. Abrangendo assim para um projeto interdisciplinar. Esse sorteio feito com as escolas, pelo museu, está cada vez mais concorrido e portanto a E.E. Mestre Candinho foi uma das quarenta entre as seiscentas e quarenta inscritas para a primeira temporada de visitas ao museu

Buscou-se através desta atividade de campo aprimorar os conteúdos das disciplinas envolvidas para os estudantes do Ensino Fundamental Integral da Escola Estadual Mestre Candinho. Através do passeio que abarca as disciplinas de história, geografia, ciências, artes e outras interdisciplinaridades; os estudantes poderão absorver e desenvolver os conteúdos de forma interativa e divertida. Além disso, a própria viagem de imersão nas ruas belo-horizontinas e na praça da Liberdade proporcionam aprendizados de dimensões geográficas para estes estudantes do interior de Minas Gerais. 

Referência: Escola Mestre Candinho / Texto do Projeto das professoras Alice Bessa e Hulda. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes