
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são fundamentais nas ações preventivas da área de saúde e em Sete Lagoas recebem da Prefeitura o reconhecimento que merecem. Nesta segunda-feira, 9 de outubro, esses profissionais participaram de um encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do Unifemm, onde os destaques foram capacitação, excelentes notícias para a classe e celebração de uma data muito importante.
O Dia do ACS e ACE é comemorado em 4 de outubro, mas em Sete Lagoas a celebração foi em data diferente, porém, muito representativa. São aproximadamente 600 profissionais nas duas categorias que foram recepcionados pelo prefeito Duílio de Castro, o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, e vários coordenadores da Saúde. “Promovemos encontros regulares com os agentes para aproximá-los da gestão e capacitá-los. Assim eles conseguem levar à população uma saúde humanizada e eficiente. Nesta data especial, fica no carinho e reconhecimento pelo esforço diário de todos para promover a saúde”, destacou o Dr. Marcelo Fernandes.
A humanização dos trabalhos dos agentes é comprovada em Sete Lagoas. Profissionais que vão de casa em casa e conhecem de perto a realidade dos bairros, das residências das pessoas. Um esforço que merece retribuições. “Eles prestam serviço com amor, carinho e dedicação e merecem toda nossa consideração. Hoje anunciamos o direito que eles terão um dia de folga quando comemorarem aniversário, assim como os servidores efetivos. Além disso, confirmamos o pagamento da insalubridade garantida por um estudo técnico solicitado por nosso governo”, ressaltou Duílio de Castro.
A Secretaria Municipal de Saúde tem centenas de agentes que desempenham funções estratégicas. Os de saúde integram a Atenção Básica com a comunidade e os que combatem endemias evitam a proliferação de várias doenças como dengue, zika, chikungunya e leishmaniose, além de combater também a proliferação de escorpiões e do caramujo africano. “O ACE compõe uma classe de extrema importância para o município. O trabalho é contínuo durante todo o ano, temos os mutirões realizados em regiões estratégicas e ainda a campanha de vacinação antirrábica. Deixo aqui meu agradecimento especial a esses trabalhadores”, comentou Maria Tereza Rodrigues, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O reconhecimento da Prefeitura vem por meio de capacitação, estrutura e melhores condições de trabalho. Uma junção de conquistas que reflete diretamente no bem-estar da população. “Hoje temos uma estrutura muito boa da Prefeitura. Trabalho no setor há muito anos e quando começamos o trabalho era feito a pé e até gastando recursos próprios. Hoje temos transporte adequado, uniformes e alimentação. São grandes incentivos para promover saúde e garantir uma vida nova para as pessoas”, disse Janelize Aguiar, supervisora do Controle da Dengue nos mutirões.
Um ponto alto da ação de capacitação foi a palestra da psicóloga Aline Moreira Gonçalves, que abordou a atuação diária dos agentes e o contato direto com o cidadão. Profissionais que atuam na ponta, prevenindo enfermidades e cuidando da saúde das pessoas. Uma classe que sempre vai merecer um carinho especial da administração.
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 19° Máx. 23°


