
As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Controle da Dengue e Combate ao Pernilongo, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram um treinamento especial de técnicas de borrifação para controlar transmissores de arboviroses (dengue, zica e chikungunya), leishmaniose, Chagas e ainda combater o pernilongo. A capacitação foi realizada na última segunda-feira, 30, e na terça-feira, 31, com aproximadamente 30 profissionais que vivenciaram situações reais de campo.
O treinamento foi ministrado por técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS), em parceira com a Prefeitura de Sete Lagoas. O principal foco foi a aplicação de insumos (adulticidas) destacando o uso correto do equipamento de pulverização costal e a utilização correta do Equipamento Individual de Proteção (EPI). “Foi um treinamento teórico e prático onde também foi detalhada a biologia dos vetores e onde deve-se aplicar o inseticida para que tenha maior efetividade”, explica Maria Tereza Rodrigues, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Uma das etapas foi a utilização dos novos equipamentos que, por segurança, foram abastecidos com água facilitando o manuseio pela ausência de alguns EPIs.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são fundamentais nas ações preventivas da área de saúde em Sete Lagoas. Eles estão lotados no Centro de Controle da Dengue, Centro de Controle de Zoonoses e no Centro de Controle do Pernilongo Culex e Caramujo Africano. Além de combater os vetores, também atuam para evitar a proliferação de escorpiões e do caramujo africano. “O ACE compõe uma classe de extrema importância para o município. O trabalho é contínuo durante todo o ano e ainda temos os mutirões realizados em regiões estratégicas da cidade”, explica Maria Tereza Rodrigues.
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


