O prefeito municipal de Inhaúma-MG, Juninho, considerando o pedido de renúncia da conselheira Adriana Oliveira, nomeou com validade desde o dia 1º de abril último, para compor o Conselho Tutelar do município, a conselheira Arlete Ramos Tavares Afonso. Cabe informar que o mandato da Conselheira Tutelar vai até 10 de janeiro de 2020.
Arlete lembra que o Conselho Tutelar, ligado diretamente ao Município, tem a função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Ela explica que são cinco conselheiros trabalhando em Inhaúma, com atendimento na sede do próprio Conselho e também nas residências, de acordo com as necessidades. “Além dos direitos também trabalhamos pelos deveres das crianças e adolescentes. Inclusive, estamos aí com um projeto para levar as atribuições do Conselho às escolas, onde ocorrem demandas quanto a freqüência de alunos.”, esclarece.
A conselheira Arlete informa que dia 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. De acordo com ela, o Conselho Tutelar de Inhaúma pretende trazer essa conscientização para as ruas, através de material educativo que também deverá ser levado às escolas e para a sociedade. Segundo ela, na mesma ótica há o objetivo de realizar no mês de junho, uma conscientização contra o trabalho infantil. “Nesse sentido, cabe também explicar que contamos com uma rede que envolve a Educação, a Saúde, a Polícia, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e sempre estamos reunindo. O Conselho sozinho não faz!”, exclama.
Segundo Arlete, as demandas mais frequentes para o Conselho Tutelar de Inhaúma tem haver com conflitos familiares nas casas e nas escolas, no que diz respeito a frequência de alunos. “Às vezes ocorre a neglicência por falta de acompanhamento dos pais, a fim de que os filhos não faltem à escola, bem como o desenvolvimento dos mesmos. E acontece também que às vezes, a escola marca reuniões com pais e alguns não vão. Mas, a escola sempre comunica os pais e ao Conselho em situações de necessidade. Vale ressaltar que o Conselho Tutelar é importante, pois ao zelar pela criança e pelo adolescente, ao mesmo tempo, ele zela pela família inteira.”, conclui.
Mín. 10° Máx. 25°