
Cada vez mais, a campanha Dezembro Laranja ganha força no país. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a neoplasia é a que tem maior incidência no Brasil, com cerca de 195 mil novos casos por ano. Em Minas Gerais, os diagnósticos devem aumentar em quase 40% até 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Bruna Heluy, dermatologista da Hapvida NotreDame Intermédica, ressalta as principais características da patologia, que acomete homens e mulheres. “O câncer de pele pode se manifestar em diversas áreas do corpo, incluindo couro cabeludo, planta dos pés, unhas e até mesmo a genitália”, alerta. Apesar da apreensão vinculada à enfermidade, quando há a detecção precoce, as chances de cura são superiores a 90%.
A médica destaca o efeito cumulativo da exposição solar e explica que as consequências podem se manifestar em médio e longo prazo. “Aquele sol ao qual você se expôs na infância e na adolescência pode gerar repercussões na vida adulta, a exemplo daquelas pintinhas na pele que surgem a partir dos 30 anos”, explica.
Nesse sentido, é preciso manter a atenção aos sinais de alerta. “Observe o surgimento de manchas com múltiplas cores, bordas irregulares, sangramento frequente e dificuldade de cicatrização. Esses sintomas devem ser prontamente avaliados por um médico. Pessoas com histórico familiar devem realizar avaliações anuais”, enfatiza.
Conforme a especialista, a prevenção é a chave para reduzir a incidência da neoplasia. “Sempre utilize filtro solar. Quanto maior o fator de proteção (FPS), melhor. O ideal é reaplicar o produto de 2 em 2 horas. Também é indicado não se expor ao sol no período das 10h da manhã às 3h da tarde e apostar em protetores físicos, como chapéu e camisas de proteção UV (ultra violeta)”, sugere.
IMUNIZAÇÃO Sete Lagoas aguarda vacinas para iniciar campanha contra chikungunya
SAÚDE Lei autoriza venda de medicamentos em supermercados com regras específicas
DENGUE Casos de dengue crescem mais de 20% em uma semana e ultrapassam 31 mil em Minas Gerais Mín. 17° Máx. 27°


