
A Receita Federal suspendeu a eficácia da isenção fiscal sobre salários de ministros de confissão religiosa, a exemplo de pastores, concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto de 2022, às vésperas da campanha eleitoral. A decisão foi assinada pelo chefe do órgão, Robinson Barreirinhas, e publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.
O benefício tributário de Bolsonaro não considerava como remuneração sujeita à contribuição os valores pagos por entidades religiosas e instituições de ensino vocacional a ministros de confissão religiosa ou a membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.
De acordo com o texto do ato, seriam consideradas remuneração somente as parcelas pagas com características e em condições que, comprovadamente, estejam relacionadas à natureza e à quantidade do trabalho executado. Essa hipótese, porém, exigia que o líder religioso contribuísse de forma individual ou como prestador de serviços à entidade religiosa ou à instituição de ensino vocacional.
O incentivo chegou a ser questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que abriu uma investigação sobre o caso, e foi considerado atípico por integrantes do próprio Fisco. Um dos apontamentos foi o de que a edição do ato que concedeu a isenção não passou pela avaliação técnica da subsecretaria de tributação da Receita.
À época, o órgão era comandado por Julio César Vieira Gomes, que é alvo de apuração por suposta tentativa de reaver as joias dadas pelo governo da Arábia Saudita e que foram apreendidas pelo Fisco no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ele negou irregularidades no ato.
Clima Sexta-feira (13) será marcada por muitas nuvens e pancadas de chuva em Sete Lagoas
Medida de segurança Câmara aprova projeto que libera venda de spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Tempo Sete Lagoas entra em alerta laranja para chuvas intensas; aviso atinge quase 600 cidades de Minas
Acidente de trânsito Objeto que caiu de caminhão atinge e danifica carro na MG-424, em Pedro Leopoldo
Clima Quarta-feira (11) tem início com sol, mas há previsão de chuva e trovoadas em Sete Lagoas
Acidente Explosão de botijão de gás provoca ferimentos em mulher em Sete Lagoas
Inhaúma Prefeitura de Inhaúma garante pagamento de aposentados e pensionistas após esforços da gestão
Autodefesa Falhas na proteção legal fazem mulheres recorrerem a coletivos e à defesa pessoal em busca de apoio
Sete Lagoas Travessura Convida promove palestra em Sete Lagoas sobre os desafios do autismo no ambiente escolar Mín. 17° Máx. 26°


